Livros

O novo paraíso de Lisboa tem mais de 70 mil livros de todos os géneros

A Tantos Livros tem ainda uma cafetaria, uma galeria de arte e serviço de papelaria. Tudo isto numa zona central da cidade.
O espaço sofreu várias obras.

É o novo paraíso para os fãs de livros em Lisboa. A Tantos Livros, Livreiros fica nas Avenidas Novas e quer ser uma casa confortável onde os visitantes se podem sentar a descobrir um livro enquanto bebem um café ou provam uma fatia de bolo.

Foi inaugurada a 15 de junho, no local da antiga livraria Europa-América, uma das mais antigas editoras em Portugal, que foi à falência no final do ano passado. É um projeto conjunto de duas amigas, Almira Vilanova e Frederica Santos, com 28 e 38 anos de carreira nesta área, respetivamente. Depois do fecho da Europa-América, onde trabalhavam, quiseram abrir o próprio projeto num espaço com história e com um público fiel.

“Não é um negócio para enriquecer, mas foi uma oportunidade para alguém como eu para fazer aquilo de que gosta. Não queremos ser uma Fnac ou uma Bertrand, não é para as massas, é para o nicho”, diz à NiT Almira Vilanova, de 51 anos. “E depois de tanto tempo a trabalhar com livros, não quero fazer mais nada.”

Tanto Almira como Frederica foram gerentes de várias livrarias e conhecem por dentro o mercado livreiro e editorial em Portugal, com todas as suas “dificuldades”. As duas amigas esperam contornar este cenário com a experiência e o talento.

A Tantos Livros, Livreiros tem novidades e livros em segunda mão, de ficção ou categorias técnicas, para adultos e miúdos, e muitos títulos que são difíceis de encontrar noutras livrarias. Têm o fundo de catálogo de dezenas de editoras, tanto grandes como pequenas, e em Lisboa têm cerca de 71 mil títulos disponíveis.

Além disso, vendem revistas e têm um espaço de alfarrabista dedicado às edições antigas e raras. Se estiver à procura de uma obra do século XIX ou de uma edição específica de, por exemplo, 1930, pode deslocar-se até esta livraria, que o poderá ajudar a encontrar essas raridades.

livros
A loja foi inaugurada em junho.

O espaço de 400 metros quadrados tem ainda uma pequena cafetaria — que serve cafés, chás, águas ou bolo à fatia. A ideia é ter uma oferta maior quando as restrições de segurança se tornarem mais ligeiras, até porque as obras que duraram vários meses serviram para construir uma cozinha no espaço, além de fazer uma série de remodelações decorativas.

Há também um serviço de papelaria — o objetivo é ser de luxo, mas é um setor do negócio que ainda está a ser desenvolvido. Tanto vendem material escolar como de escritório, e todas as semanas têm novidades.

Por último, a Tantos Livros, Livreiros tem outra valência. O seu espaço inclui uma galeria de arte que acolhe exposições mensais de fotografia, pintura e escultura, entre outras expressões. Este espaço está preparado para também poder receber apresentações de livros.

A pandemia e a outra loja da Tantos Livros, Livreiros

O projeto tem outra livraria, que foi inaugurada na Parede — noutro espaço que pertencia à Europa-América — no Dia dos Namorados deste ano, 14 de fevereiro. Almira Vilanova e Frederica Santos não conseguiam adivinhar que uma pandemia ia abalar o mundo e obrigar toda a gente a ficar em casa. Ainda assim, não desistiram e decidiram-se a avançar com o projeto e a abrir a livraria em Lisboa, que estava prevista para abril mas que só pôde ser aberta em junho.

Na Parede, que tem um espaço bastante mais reduzido, de 120 metros quadrados, só têm o serviço de papelaria e o catálogo (menos alargado) de livros. Fecharam a 17 de março, mas uma semana depois conseguiram reabrir por ser permitida a venda ao postigo. Assim, conseguiram sobreviver e continuar a trabalhar.

Os clientes nas Avenidas Novas ainda não são muitos — com muitas empresas grandes em teletrabalho e poucos turistas em Lisboa — mas já têm recebido bastantes visitas e um feedback positivo. “Valeu a pena termos feito isto só para ouvir coisas boas todos os dias. Temos tido visitas até de escritores, como o Daniel Sampaio ou a Alice Vieira, que nos ajudou a divulgar o projeto.”

Carregue na galeria para conhecer melhor a Tantos Livros, Livreiros.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Avenida Marquês de Tomar, 1B, Lisboa
    1050-066 Lisboa - Portugal

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT