É já na próxima semana, entre 5 e 9 de maio, que vai acontecer o primeiro Festival Internacional de Literatura e Língua Portuguesa — Lisboa 5L. Vai ocupar teatros, cinema, livrarias, ruas, largos e praças da cidade, juntando mais de 70 autores portugueses e internacionais.
A programação vai contar com nomes como Valter Hugo Mãe, Filipe Melo, Bruno Vieira Amaral, José Luís Peixoto, Afonso Cruz, Matilde Campilho, José Pacheco Pereira, Gonçalo M. Tavares, Teolinda Gersão, Lídia Jorge, Mário de Carvalho, João Tordo, Pedro Mexia, Inês Fonseca Santos ou Hugo Cardoso, entre vários outros.
Outros autores lusófonos que irão participar no festival são os escritores brasileiros Itamar Vieira Junior, Paulo Werneck e Paulo Scott; José Eduardo Agualusa e Ondjaki, de Angola; e Inocência Mata, de São Tomé e Príncipe. Ao todo estarão representados oito países, onde se incluem ainda autores espanhóis, argentinos, italianos, franceses e alemães.
O programa — que irá incluir debates, mesas de autor, concertos, sessões de cinema, exposições e performances — vai dividir-se entre locais como o Teatro São Luiz, o Capitólio, o Museu da Farmácia ou o Cinema Ideal.
Festival Internacional de Literatura e Língua Portuguesa — Lisboa 5L, que era para ter começado no ano passado, trata-se de uma iniciativa promovida pela autarquia com direção artística de José Pinho, o criador do festival literário de Óbidos, o Folio (além de ter sido livreiro e editor, e fundador de várias livrarias e projetos).
Na área da música, o evento vai incluir atuações — com grande foco para a palavra — de Sérgio Godinho, Camané, Capicua, Filipe Raposo, Poetry Ensemble ou Lisbon Poetry Orchestra.
No Cinema Ideal vai poder ver filmes oriundos da literatura, entre os quais o clássico “Apocalypse Now”, mas também “Uma Abelha na Chuva”, “História de um Fotógrafo” e “Bruscamente no Verão Passado”.
A programação completa do Festival 5L pode ser consultada no site oficial da iniciativa.