Livros

Os livros que todos os amantes de BD e manga vão querer receber neste Natal

A NiT e a Editora Devir prepararam um guia prático para explicar como funciona este mundo — e quais as escolhas acertadas.
"One Piece" é um dos sucessos do género.

Criada no século XIX, a banda desenhada foi uma verdadeira revolução na literatura mundial. Ao contrário do que acontecia até então, os textos passaram a estar acompanhados por grafismos que conduziam a imaginação do leitor. O formato popularmente conhecido como “história aos quadradinhos” serviu de porta de entrada para algumas das personagens mais icónicas do mundo, como Homem-Aranha, Super-Homem, Spirou, Tintin ou Astérix.

Similar a esse registo literário, mas de origem japonesa (e com algumas adaptações), existem os projetos manga. Entre as suas principais características estão os traços dos desenhos com expressões faciais exageradas, apresentando olhos grandes e expressivos. Além disso, existem vários elementos metalinguísticos, como, por exemplo, linhas de movimento que demonstram a velocidade das personagens.

Existe outra diferença que se destaca: a forma como lemos o livro. No caso da manga, devemos começar da contracapa e ler da direita para a esquerda. Como outra banda desenhada, as tramas das histórias podem ser verosímeis ou surrealistas, com uma sucessão alucinante de acontecimentos, para ler enquanto sustemos a respiração.

Com o Natal à porta, é melhor começar já a pensar nos presentes que pode oferecer aos amantes de banda desenhada ou manga. Mas antes de tomar uma decisão é importante saber que esta vertente japonesa se divide em vários géneros, entre os quais: Shojo (para jovens mulheres), Shonen (para jovens rapazes – o género mais popular), Josei (para mulheres adultas) e Seinen (para homens adultos), com protagonistas e histórias de acordo com o público-alvo. Portanto, existe oferta para todos os gostos. E depois existem ainda diferentes temáticas, como slice of life, fantasia, horror, ação e aventura.

A Editora Devir iniciou a tradução e publicação de banda desenhada em Portugal em 1999, com títulos da Marvel e DC. Em 2012, especializou-se na área e começou a publicar a coleção de manga “Death Note”, onde tinha como parceiro principal no Japão a Editora Shueisha.

Hoje em dia, é uma editora conceituada, responsável por um vasto conjunto de mangas em português e com coleções para várias faixas etárias. No catálogo destacam-se obras como “One Piece”, “Naruto”, “My Hero Academia”, “Tokyo Ghoul”, “The Promised Neverland”, “Demon Slayer”, “SpyXFamily” entre outras.

No fundo, a Devir teve o grande mérito de fazer a ponte entre as obras originais asiáticas e a possibilidade de o público português mergulhar dentro das histórias reconhecidas internacionalmente.

Carregue na galeria para ver cinco sugestões de livros de manga que poderá oferecer neste Natal. Estão todas disponíveis no site da Devir. 

Áudio deste artigo

Este artigo foi escrito em parceria com a Editora Devir.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT