Livros

Primeiro livro de Stephen King vai ser reeditado com prefácio de Margaret Atwood

Para celebrar os 50 anos desde o lançamento, também vai ter uma nova capa. Chega às livrarias portuguesas em setembro.
É um dos maiores fenómenos do terror.

Stephen King sempre teve um fascínio pelo sobrenatural e pelo macabro. Em miúdo, lia todos os dias bandas desenhadas de terror e assistia a imensos filmes do género, o que ajudou a cultivar esta paixão. Além disso, teve uma infância difícil marcada pela pobreza e ausência do pai, o que pode ter contribuído para esta inclinação para os temas mais sombrios e assustadores.

Durante uma parte da sua vida adulta trabalhou em lavandarias e bombas de gasolina. Tudo mudou, contudo, em 1974, quando lançou o livro “Carrie”. Para celebrar os 50 anos da grande estreia do norte-americano no mundo literário, a Bertrand vai editar a 5 de setembro uma edição especial deste título. Além de ter uma capa diferente, vai contar com um prefácio de Margaret Atwood, que escreveu “O Conto da Aia”.

“Ele escreve ‘horror’, o mais literário dos géneros, especialmente quando se trata do sobrenatural. Mas, em King, debaixo deste ‘horror’ está sempre o verdadeiro horror: a pobreza, a negligência, a fome e os piores abusos, todos demasiado reais, que existem na América de hoje. O supremo horror, para ele como para Dickens, é a crueldade humana”, aponta.

A nova capa do livro.

Na obra acompanhamos Carrie White, uma rapariga inadaptada do liceu de Chamberlain, no Maine. A protagonista descobre gradualmente que consegue provocar o movimento de objetos apenas com o poder da mente. “O seu dom, mas também a sua maldição, é firmemente reprimido, como tudo o resto em Carrie. Subjugada por uma mãe dominadora e ultrarreligiosa e atormentada pelos colegas na escola, o seu desejo para se integrar conduzirá a um confronto dramático durante a noite do baile de finalistas”, lê-se na sinopse.

Em 1976, apenas dois anos depois do lançamento do livro, “Carrie” foi adaptado ao cinema. O filme foi realizado por Brian de Palma e protagonizado por Sissy Spacek. O elenco também integrava Piper Laurie, Amy Irving, John Travolta, entre outros.

A nova edição deste fenómeno literário já está disponível em pré-venda na Bertrand, por um custo de 15,93€ — o seu preço habitual é de 17,70€, mas está com um desconto de 10 por cento.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT