Livros

Sabia que existem quatro bibliotecas onde pode ler à beira-mar, em praias nacionais?

Uma ideia incrível. Já não é preciso andar carregado com um arsenal de livros e revistas.
É para promover a leitura. Foto: Município Esposende.

Toalha, uma garrafa de água, uns snacks, protetor solar e um livro. Estes são os essenciais que não deve esquecer para que um dia na praia seja perfeito. Se por acaso passar as férias na zona de Esposende, não irá precisar de andar carregado para passar bons momentos a ler. Pode simplesmente escolher uma revista, um jornal ou um romance numa das bibliotecas que estão espalhadas pelos areais da região.

Com o objetivo de promover o livro e a leitura — e aproximar a Biblioteca Municipal da comunidade — o município de Esposende voltou a abrir ao público quatro bibliotecas de praia que disponibilizam vários livros e jornais. Estes locais de leitura à beira-mar vão estar nas praias de Cepães, Suave Mar, Ofir e Apúlia a partir desta segunda-feira, 18 de julho, até 2 de setembro, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas.

Esta é uma tradição que conta já com 26 anos e que foi interrompida durante os últimos dois anos devido à pandemia. “Nas praias de Esposende, à sombra da Bandeira Azul, pode descobrir-se o prazer da leitura e perceber o segredo de um projeto que, em 1996, era ousado, ao qual a forte adesão conferiu assertividade”, refere a autarquia.

Nestas bibliotecas de praia pode encontrar livros de vários géneros, jornais nacionais, regionais e locais, bem como uma variedade de revistas de informação, cultura, viagens, saúde e desporto. É possível ler na esplanada ou pedir para as levar para casa temporariamente. Também dispõem de obras em inglês, francês ou alemão.

Além dos livros, têm também um espaço onde os miúdos onde podem passar o dia a ler, desenhar ou a jogar jogos de tabuleiro com a família e amigos.

Se ainda não decidiu o que vai ler nas férias, carregue na galeria para conhecer sete sugestões da NiT para descobrir este verão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT