Livros

Tinto no Branco: o festival que junta literatura, vinho e gastronomia em Viseu

De 6 a 8 de dezembro, o Solar do Vinho do Dão recebe a quinta edição de um dos eventos mais importantes para a cidade.
Joanne Harris foi uma das convidadas da edição passada.

O Solar do Vinho do Dão, em Viseu, vai encher-se de pessoas durante os dias 6, 7 e 8 de dezembro: é lá que vai acontecer a quinta edição do evento “Vinhos de Inverno”, que inclui o Festival Literário Tinto no Branco.

O grande destaque deste evento é o Festival Literário. Porém, ele está associado a uma programação musical e de promoção dos sabores e vinhos do Dão — além de trazer grandes nomes da literatura nacional e internacional, o evento tem uma enorme carta de vinhos para provar, comida e workshops vínicos, um concerto solidário dos The Black Mamba e performances literárias, artesanato regional e exposições, espetáculos infantis e visitas guiadas à cidade vinhateira do Dão. A programação é, portanto, para toda a família. 

Depois de 2018 ter sido considerada a edição do festival mais internacional de sempre, este ano a programação não fica nada atrás. Uma vez que, este ano, Viseu é o “Destino Nacional de Gastronomia”, o evento junta a literatura à comida de uma forma única, trazendo também outras temáticas como os vinhos, o património ou a religião. As palestras literárias dos três dias do evento terão como mote os vários pratos de uma refeição: entrada, prato principal ou sobremesa.

Desta vez, também vão estar presentes vários escritores da literatura nacional e internacional — a ideia é dar aos visitantes a oportunidade de conhecerem melhor os autores e as suas inspirações. Jonathan Coe, autor de “O Coração de Inglaterra“; Carmen Posadas, autora de vários livros infantis e romances; Germano Almeida (Prémio Camões 2019) e Afonso Reis Cabral (Prémio José Saramago 2019) são alguns dos convidados. Diogo Rocha, chef do restaurante Mesa de Lemos e distinguido recentemente com uma estrela Michelin, também vai apresentar no Festival Literário o seu novo livro: “Queijaria do Chef“.

A abertura oficial do Tinto no Branco acontece às 18 horas de sexta-feira, 6, com a primeira performance literária, “Um Escritor Confessa-se”, do Grupo OFF/Teatro AFTA, baseada na obra autobiográfica de Aquilino Ribeiro. Também pode levar os miúdos ao “Dão Petiz”, um espaço dedicado aos mais pequenos, com oficinas e ateliers artísticos aos longo dos três dias. Nesse dia, às 21 horas, vão estar a ser feitos trabalhos artísticos com rolhas de cortiça.

Às 22h30 chega então o primeiro grande concerto do Festival Literário: a banda portuguesa The Happy Mess atua na tenda Jardins de Inverno. À meia noite a música continua com o DJ Set Arede.

Sábado, 7, é o dia ideal para participar no workshop vínico “Os Perfis Sensoriais dos Vinhos do Dão”, onde se vai falar da descrição sensorial dos vinhos do Dão, características das principais castas, caracterização do terroir e o potencial de evolução dos vinhos. O workshop está marcado para as 16 horas, custa 10€ e as inscrições são limitadas a 20 pessoas. 

Nesse dia, a música começa pelas 22h30 — The Black Mamba são os cabeças de cartaz do evento e vão dar um concerto solidário na tenda Jardins de Inverno. O preço do bilhete (que encontra à venda na Blueticket) tem um valor simbólico de 5€ por pessoa e reverte, na sua totalidade, para o apoio de uma instituição social local. Tal como no dia anterior, a música continua à meia noite com o DJ Nuno Couto.

No último dia do evento, domingo, leve os miúdos ao espetáculo infantil “A menina que detestava livros”, às 15 horas. Fique pelo Solar do Vinho do Dão até às 18 horas, altura em que o chef Diogo Rocha apresenta o seu livro na Tenda Literária. 

Conheça o programa completo e os respetivos horários das atividades no site oficial do Festival Literário Tinto no Branco. A entrada é livre.

Este artigo foi escrito em parceria com a Câmara Municipal de Viseu.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT