Livros

Benfica está recheada de livros que pode levar emprestados — sem pagar

A iniciativa do grupo Olá Vizinhos! São Domingos de Benfica vai chegar à freguesia vizinha em breve. É tudo gratuito.
Uma ótima iniciativa.

Romances, terror, banda-desenhada, comédia, biografias, e muito mais. Seja qual for o seu género favorito, é bem provável que, pela freguesia de Benfica, haja uma opção ideal para colocar na lista de novos livros a ler.

No início deste ano, vários habitantes da freguesia lisboeta criaram uma iniciativa que tem como objetivo promover o gosto pela leitura. Em diferentes lojas da região colocaram publicações que podiam ser trocadas — apenas precisa de levar um exemplar e, em troca, pode levar outro que lhe agrada.

Agora, este movimento vai chegar à freguesia vizinha. A medida está a ser apoiada pela própria junta de Benfica, com o objetivo de “fomentar a leitura e promover o comércio local”.

Em São Domingos, as obras podem ser encontradas no Oculista Central Cruz da Pedra (Estrada de Benfica, número 315 B/C), na loja de moda e bazar Superpanda (Estrada de Benfica, número 304 A), na loja de congelados K Aviar do Bairro (Estrada de Benfica, número 327 C) e no atelier de decoração e loja de mobiliário Mi Kasa Su Kasa (Estrada de Benfica, número 395 B). Também estão disponíveis na loja e atelier de artesãs WE (Estrada de Benfica, número 338 D), na loja de retro gaming Mr. Zombie (Estrada de Benfica, número 317 C), no Aqui Estudo (Rua Major Neutel de Abreu, número 7B, no Alto dos Moinhos) e na Cmg Cabeleireiro Estética (Estrada de Benfica, número 369 A). Quanto a Benfica, ainda não se sabe onde estarão disponíveis.

A iniciativa foi criada pelo grupo de Facebook Olá vizinhos! São Domingos de Benfica. “O sucesso tem sido grande, com várias trocas em todas as lojas. Tratam-se de pequenas bibliotecas vivas, pelo que a oferta pode mudar a cada minuto. Por isso, há sempre motivo para passar e espreitar as novidades. Há até quem já tenha aguardado a abertura de uma loja pela manhã só para fazer uma troca!”, garantem os responsáveis na mesma rede social.

Esta não é a primeira iniciativa criada pela página. A primeira “Biblioteca a sério” surgiu em outubro de 2021 e está em funcionamento até hoje. A ideia é que seja possível requisitar livros para miúdos e adolescentes na loja New Music School, a rua Cândido Figueiredo, número 87D. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT