Livros

As vendas de “Versículos Satânicos” dispararam após ataque a Salman Rushdie

O autor foi esfaqueado na sexta-feira, dia 12 de agosto. No dia seguinte, a sua obra tornou-se das mais procuradas na Amazon.
Outros livros do autor estão a ser comprados em massa.

O ataque de que o escritor Salman Rushdie foi vítima na passada sexta-feira, dia 12 de agosto, catapultou o interesse do público pela sua obra controversa. Um livro em específico, “Os Versículos Satânicos”, tem registado um aumento exponencial nas vendas desde que o autor foi esfaqueado, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Na tarde do passado sábado, dia 13 de agosto, o romance subiu ao primeiro lugar do top dos livros mais vendidos da Amazon, tendo registado o maior crescimento nas vendas do site nas últimas 24 horas. Outras dos títulos de Rushdie, “Os Filhos da Meia-Noite”, estava no quarto lugar da lista.

Uma das edições à venda na Amazon por 5€.

Publicada em 1988, a obra levou a que o escritor fosse vítima de inúmeras ameaças de morte. O próprio líder do Irão na altura, ordenou uma fatwa contra Rushdie. Ou seja, um decreto da lei islâmica que pedia a morte do autor, cujos livros são classificados como desrespeitosos para com o Islão.

A par das vendas online, também aumentou a procura pela bibliografia de Salman Rushdie em espaços físicos. É o caso da livraria Strand Bookstore, na cidade de Nova Iorque. Katie Silvernail, gerente de departamento da loja, disse à AFP que “as pessoas procuravam qualquer um dos seus escritos, queriam saber o que tínhamos”.

Salman Rushdie tem viagem marcada para Portugal em setembro. O escritor de 75 anos foi convidado pela Livraria Lello, no Porto, para uma conversa com a jornalista Isabel Lucas, no dia 17. A sessão é de entrada livre e não carece de inscrição prévia. Se se confirmar, o evento será transmitido em direto através das redes sociais.

Atualmente, o autor continua no hospital, com ferimentos graves. No entanto, já respira sem assistência do ventilador e está a recuperar aos poucos, tornou público o seu agente este domingo (14 de agosto). O processo de recuperação do escritor será longo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT