Livros

Luísa Sobral estreia-se nos romances com um livro passado na Alemanha pós-guerra

"Nem Todas as Árvores Morrem de Pé" já chegou às livrarias e conta a história de duas mulheres separadas pelo Muro de Berlim.
Lançou o primeiro romance.

Depois de uma carreira musical com duas décadas, Luísa Sobral decide agora estrear-se nos romances literários. A artista lançou “Nem Todas as Árvores Morrem de Pé” a 11 de fevereiro. A autora do tema “Amar pelos Dois”, vencedor do Festival da Canção em 2017, estreia-se na ficção com a história de duas mulheres, Emmi e M., num enredo que decorre nos anos seguintes à queda da Alemanha nazi.

Emmi nasceu pouco antes de Hitler ascender ao poder, perdeu o pai na guerra e começou a trabalhar desde cedo para se sustentar. Durante a Guerra Fria, apaixona-se por Markus, um homem de Berlim de Leste, com quem decide viver — apoiada pela irmã, mas contra a vontade da mãe. Quando o Muro de Berlim é erguido, a família é separada e a chegada de uma carta anónima mergulha-a numa depressão.

Já M. nasce após a divisão da Alemanha e é “o fruto perfeito do socialismo”. Criada por uma ama devido à ausência da mãe, idolatra o pai e desconhece por completo o mundo ocidental. No entanto, tudo muda quando uma rapariga a alerta para a realidade do outro lado do Muro.

Luísa Sobral revela que começou a escrever o livro em 2021, depois de uma amiga lhe enviar uma notícia publicada numa página de notícias de Vila Real. “A notícia contava-me o final da história. E o início? O que veio antes desse final? Como ninguém me soube responder, tive de ser eu a fazê-lo: a imaginá-lo, a escrevê-lo e a senti-lo até que se tornasse tão real como a notícia”, explica a autora.

Apesar de ser a estreia nos romances, Luísa Sobral já publicou em seu nome os livros infantis “Quando a Porta Fica Aberta” (2022) e “O Peso das Palavras” (2024). O romance “Nem Todas as Árvores Morrem de Pé” está à venda nas lojas por 15,93€.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT