Televisão

Luísa Villar garante: “Ljubomir faz-se de pior do que realmente é”

A mãe de Salvador e Luísa Sobral é uma das concorrentes da nova temporada de "Hell's Kitchen Famosos".
Luísa Villar é uma das concorrentes mais velhas do Hell's Kitchen Famosos

Luísa Villar estava super apreensiva quando aceitou o convite da SIC para entrar no novo “Hell’s Kitchen Famosos”. Afinal, para ela, a cozinha é sinónimo de uma coisa: calma. Por isso, quando se deparou com o ambiente caótico da reality show e com um homem mais nervoso de Portugal, o chef Ljubomir Stanisic, percebeu que podia estar metida num problema.

Apesar de ser “fácil perceber quando é que Ljubomir se está a conter para não se enervar” e a “contar até dez para se acalmar”, Luísa reconhece à NiT: “Ele faz-se de pior do que realmente é”. E garante que o chef está a ser menos exigente em relação às outras temporadas do programa.

“Ele não nos pode tratar da mesma forma que profissionais e tem a perfeita noção disso. Tem de ter, porque muitas vezes pede-nos para fazer coisas que nem sequer sabemos fazer”, admite.

Luísa Villar tem 63 anos e é mãe dos músicos Salvador e Luísa Sobral. Agora é também a estrela do reality show que estreou no passado domingo, dia 8 de outubro, na SIC. Mas é, sobretudo, uma mulher de muitos talentos. Trabalhou na área do marketing, foi empresária da restauração, apresentadora e autora do programa de culinária “Mesa Luísa” e escreveu um livro de receitas com este nome mesmo nome.

Além de tudo isto, Luísa é proprietária de um curioso espaço no Caís do Sodré, que se chama precisamente Mesaluísa. Com a capacidade para receber apenas dez clientes de cada vez, Luísa faz questão de ir pessoalmente com os convidados ao Mercado da Ribeira comprar ingredientes e depois, com a ajuda de todos, cozinha-os sem segredos. Caetano Veloso, por exemplo, já foi um dos clientes do restaurante.

Apesar de estar habituada aos media e à pressão de gerir um negócio, a concorrente do “Hell’s Kitchen Famosos” confessa à NiT que o convite a apanhou desprevenida. “Senti-me confusa e apreensiva, mas gosto muito de desafios”. E continua: “Depois de refletir durante alguns tempos decidi que podia ser algo interessante e acabei por aceitar. Vamos lá ver se não me arrependo”.

Luísa reconhece que, sendo uma das concorrentes mais velhas do programa (Io Appolloni está em primeiro lugar, com 78 anos), pode aproveitar os momentos para partilhar os seus ensinamentos e experiências.

“A nossa presença é importante porque permite mostrar que os mais velhos ainda têm coisas para ensinar aos mais novos e que eles não sabem tudo”. Luísa lembra, de forma animada, que já tem idade para ser mãe de “quase todas as pessoas do programa”.

“Isto é algo que não é exclusivo a Portugal, mas, no mundo Ocidental. Consideramos muito pouco as pessoas mais velhas e a sua experiência. Acho que posso trazer este lado para o programa. Ser jovem é incrível e é impossível viver sem eles, mas as pessoas mais velhas também o são, tiveram experiências e muitas coisas que podem ensinar e partilhar”.

A cozinha ocupa um lugar quase terapêutico na vida de Luísa. Quando tem problemas pessoais ou profissionais, este é o melhor local do mundo para recuperar as boas energias. “A cozinha ocupa um espaço zen e não sei se isso não será um entrave neste programa, porque a cozinha do ‘Hell’s Kitchen’ é um espaço de muito pouca calma”.

Até ao momento, a concorrente admite que participar no reality show da SIC está a ser uma “experiência ótima” e que ainda não pensa na final. Apenas no próximo episódio.

“Eu vivo o dia a dia. Nós não fazemos ideia daquilo que nos vão pedir em cada programa. Cada dia é uma pilha de nervos porque não sabemos o que é que vamos ter de fazer. A final ainda é algo muito longe da minha mente. É como dizem os jogadores de futebol, estamos a ir jogo a jogo”, conclui.

O “Hell’s Kitchen Famosos” é transmitido aos domingos, às 20h10. A estreia desta nova temporada foi vista por mais de um milhão de portugueses. Leia também a crónica do humorista Miguel Lambertini ao primeiro episódio deste programa.

Carregue na galeria para conhecer as séries que chegam à televisão em outubro e que vale a pena ver.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT