Cinema

Tudo o que já sabemos sobre o terceiro filme de “Dune”

O realizador vai manter-se fiel à narrativa de Frank Herbert, mas pode contar com um filme mais negro.
Timothée deverá regressar ao papel.

Nunca é garantido como é que um livro vai ser adaptado ao cinema. Pode ser um sucesso, pode ser um desastre — não raras vezes é mesmo isso que acontece. O caso de “Dune” era paradigmático, até porque a obra de Frank Herbert trazia consigo o rótulo de “impossível de adaptar”.

De alguma forma, Denis Villeneuve parece ter conseguido fazer o que todos duvidavam que pudesse ser feito. E até ao momento, não foi necessário fazer radicais alterações ao curso da história. Com o sucesso de “Dune: Parte Dois” — que já arrecadou 456 milhões de euros em todo o mundo — começam a surgir as típicas perguntas: o que podemos esperar da terceira produção e que perigos rodeiam Paul Atreides?

Ao examinarmos o “Messiah”, livro publicado por Frank Herbert em 1970, há várias informações importantes que, quase garantidamente, vão aparecer no próximo filme realizado por Villeneuve. Segundo o próprio cineasta, esta deverá ser a última produção da saga em que trabalhará. A seu ver, é uma trilogia — embora tenham sido lançados muitas outras obras, tanto escritas por Frank como por Brian, que continuou o legado do pai após este ter morrido em 1986.

Uma das informações que já foi confirmada pelo realizador de 56 anos é que o terceiro filme vai ter um salto temporal, ou seja, a narrativa vai desenrolar-se 12 anos depois dos últimos acontecimentos do segundo capítulo.

Timothée Chalamet deverá voltar ao seu papel enquanto Paul Atreides e o ator mostra-se muito entusiasmado com o futuro da saga. “Se tivermos a oportunidade de completar a história com ‘Messiah’, isso deixaria todos muito contentes”, disse à “Total Film Magazine”.

Quem também deverá regressar é Anya Taylor-Joy, cuja presença na “Parte Dois” foi uma surpresa para os fãs. Interpreta Alia, uma personagem que vai ser essencial no desenvolvimento da história graças aos seus poderes perigosos.

O livro “Messiah” é marcado por um massacre e por conflitos que decorrem em toda a galáxia. Paul Atreides vê-se envolvido no meio do conflito e é nele que reside a solução para que tudo acabe.

Enquanto isto acontece, o herói tem de lidar com visões cada vez mais assustadoras que lhe mostram um futuro de destruição. Quer criar uma vida melhor para a humanidade, mas esta tarefa não é, de todo, fácil. Afinal, está a lidar com muitos outros problemas na sua vida pessoal. 

Ao analisarmos a obra de Frank Herbert, também percebemos que é muito provável que uma personagem que morreu seja ressuscitada. “O guião está quase concluído, mas ainda não está finalizado. Vou demorar um pouco de tempo”, contou ao “IGN”. “Estou muito feliz com o rumo que está a tomar, mas não sei o quão saudável vai ser saltar logo para o ‘Messiah’ sem nada pelo meio”, comentou Villeneuve com a “Vanity Fair”.

Explica igualmente que pretende demorar o tempo que for necessário para finalizar o guião. Posto isto, ainda não há data de estreia para a obra, mas é garantido que vamos ter de esperar muito tempo até podermos ir a correr até às salas de cinema.

A história de “Dune: Parte Dois” foi mudada para preparar a sequela

Quem leu o livro e viu a segunda parte de “Dune” no cinema reparou que Chani, interpretada por Zendaya, está muito diferente em ambos os trabalhos. Na publicação literária, acredita em Paul e não questiona a sua luta por vingança.

Na produção cinematográfica, contudo, ajuda a mostrar a escuridão que consome Paul quando este aceita o seu papel enquanto messias, e começa a questionar se ele está a comandar os Fremen por razões egoístas.

“Quando o Frank Herbert escreveu ‘Dune’ e, depois, o livro foi lançado, sentiu que os leitores não tinham compreendido bem a mensagem que ele queria passar. Viam a obra como uma celebração do Paul Atreides, mas para ele era um aviso referente às figuras de messias”, conta Denis ao “A.V. Club”.

Carregue na galeria e conheça algumas das novidades de março.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT