Música

100 músicos vão prestar homenagem a Amália Rodrigues em Belém

Vai ser um concerto dedicado à fadista e dirigido pelo maestro Jan Wierzba. Os bilhetes já estão disponíveis.
Os bilhetes já estão disponíveis.

A Orquestra Sinfónica Portuguesa e os solistas Cristina Branco, Raquel Tavares e Ricardo Ribeiro vão-se juntar no Centro Cultural de Belém (CCB) para prestar homenagem à fadista Amália Rodrigues. Vai ser apenas no dia 22 de setembro, às 19 horas e o concerto, chamado “Amália na América — Além do Fado”, conta com mais de 100 músicos em palco: 83 na orquestra e 25 cantores.

A homenagem vai ser dirigida pelo maestro Jan Wierzba, reconhecido como um dos mais versáteis da sua geração. Vão recriar a atuação de 1966 onde a fadista cantou acompanhada pela Orquestra Filarmónica de Nova Iorque e de Los Angeles, no Hollywood Bowl. Na altura, apresentou canções tradicionais portuguesas e fados. Recebeu grande aclamação e muitos aplausos do público.

“É um projeto ambicioso, agregador de várias instituições de referência, que se edifica a partir de um dos principais nomes da cultura portuguesa do século XX. O notável legado de Amália Rodrigues reforça-se e renova-se neste nosso tempo, através da recriação de arranjos orquestrais que permitirão à Orquestra Sinfónica Portuguesa, também ela embaixadora da nossa identidade cultural, estabelecer-se como interlocutora nesta confluência entre o fado, a música erudita e os clássicos da Broadway”, refere em comunicado Conceição Amara, presidente do conselho de administração do Teatro Nacional de São Carlos.

“Uma Casa Portuguesa”, “Aí Mouraria”, “Nem às Paredes Confesso” e “Coimbra” são algumas das 476 músicas da cantora, conhecida como “a voz de Portugal” e uma das mais brilhantes fadistas do século XX. É estimado que tenha vendido mais de 30 milhões de discos.

A artista faleceu aos 79 anos em 1999 e está sepultada no Panteão Nacional, 25 anos depois é feita uma comemoração a vida de Amália. Os bilhetes já estão disponíveis no site da Fnac. O preço varia entre os 20e os 60€.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT