Música

15 anos depois, System of a Down têm músicas novas — tudo por uma causa

Foi preciso uma verdadeira guerra para a banda americana lançar novos temas.
Banda volta ao estúdio por uma causa.

São uma das bandas do universo do rock pesado mais acarinhadas em Portugal, com várias passagens pelo País ao longo dos anos. Ainda assim, há 15 anos que os fãs esperavam ansiosamente por canções novas. A espera terminou.

A banda natural da Califórnia, de ascendência Arménia, voltou ao estúdio após o reinício do conflito entre o Azerbeijão e o seu país natal, no passado mês de setembro. Saíram de lá com duas novas canções que são também um alerta para a guerra.

“Protect the Land” e “Genocidal Humanoidz” são as duas novas músicas de que a revista “Rolling Stone” dá conta. As canções lançadas na primeira semana de novembro já estão disponíveis em vídeo no YouTube e no Bandcamp da banda. Os System of a Down apelam a que os fãs façam donativos ao Armenia Fund, que tem estado no terreno a prestar apoio humanitário.

No centro do conflito que já fez milhares de baixas está a região de Nagorno-Karabakh, situada em território do Azerbeijão mas com uma maioria de população de origem arménia. As tentativas de tréguas têm falhado. Os combates duram há mais de 40 dias e o número de baixas está já na ordem dos milhares.

Recorde-se que o último álbum de System of a Down foi “Hypnotize”, lançado em 2005 e que na altura estreou no top de vendas nos EUA. Desde então, a banda tem continuado a atuar ao vivo mas mantém-se dúvidas sobre o processo criativo. As divergências têm adiado consecutivamente novos projetos. Até agora.

Pode ver o vídeo oficial de “Protect the Land”, com a combinação melódica com riffs pesados que é característica da banda.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT