Música

20 anos depois, o Festival de Música dos Capuchos regressa a Almada

O evento em Almada vai ter artistas de diferentes países e incluir diferentes estilos de arte, como música e literatura.
Sergei Nakariakov é um dos artistas do cartaz.

O Festival de Música dos Capuchos está de volta depois de 20 anos desde a sua última edição. Desta vez, com direção artística do pianista Filipe Pinto-Ribeiro. O festival tem um cartaz com vários nomes internacionais, uma homenagem a Astor Piazzolla, jazz e literatura. Decorre de 11 de junho a 3 de julho, em Almada.

Este festival, que nas décadas de 80 e 90 era uma referência nacional e internacional, tem em 2021 o conceito “5 Séculos de História e 5 Séculos de Música”. Os tais cinco séculos de história vão estar ligados à história do Convento dos Capuchos, cuja construção data de meados do séculos XVI. Os cinco séculos de música vão passar pela evolução da música no mesmo período de tempo, desde o Renascimento até à música contemporânea.

O cartaz já anunciado conta com a presença de Alfred Brendel — considerado como o último “monstro sagrado do piano” —, o trompetista russo Sergei Nakariakov, a Orquestra de Câmara de São Petersburgo, o alaudista americano Hopkinson Smith e vários outros artistas de diversos países.

A homenagem ao centenário do nascimento do compositor argentino Astor Piazzolla vai ser marcada com um concerto dedicado ao seu “nuevo tango” e a apresentação da sua ópera-tango “Maria de Buenos Aires”, com a cantora uruguaia Ana Karina Rossi a interpretar a personagem titular do projeto.

O quarteto da cantora portuguesa Sofia Ribeiro também vai fazer parte do festival, com um concerto de jazz.

Para os fãs de literatura, o festival vai celebrar os 700 anos da morte de Dante Alighieri e os 200 anos dos nascimentos de Charles Baudelaire e Fiodor Dostoievsky, com um ciclo de “Conversas de Capuchos”, moderado por Carlos Vaz Marques.

Pode encontrar mais informação quanto aos nomes que estarão no festival e adquirir os bilhetes para os diferentes eventos no site do Festival de Música dos Capuchos.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT