Música

A filosofia chegou à Eurovisão — num espectáculo de teatro que vai passar por Lisboa

O espetáculo estreou originalmente a 5 de setembro de 2019 no Théâtre Vidy-Lausanne.
Num dos teatros mais antigos em Portugal.

Todos nós associamos a palavra Eurovisão ao festival anual de música europeia — que em 2017 consagrou pela primeira vez Portugal como vencedor com a música “Amar pelos Dois”, de Salvador Sobral —, mas, no ano em que por causa da pandemia não se pôde realizar, está quase a chegar uma versão diferente da Eurovisão. É a Eurovisão da Canção Filosófica, um evento que quer recriar o espírito, com outra perspetiva.

Criada no Festival d´Avigon em 2010, a produção tem origem no espetáculo 1973, que era uma recriação do concurso de música desse ano. A Eurovisão da Canção Filosófica realiza-se na Sala Garrett, no Teatro Nacional Dona Maria II. O desafio foi proposto a 11 pensadores, entre filósofos, historiadores e antropólogos, de 11 países europeus para escreverem canções que desenvolvam uma reflexão sobre a relação da humanidade com os grandes temas da filosofia. 

Todas as canções são interpretadas na língua original do seu autor, sendo depois avaliadas por um júri local, constituído por figuras de destaque de várias áreas da sociedade. O objetivo é colocar a música pop em relação com o pensamento filosófico, como resposta ao crescente desprezo dos discursos populistas relativamente aos artistas. Os bilhetes para a exibição portuguesa começam nos 9€ e já estão à venda.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT