Música

Festival ao Largo regressa ao Chiado com ópera italiana, dança e batucada

A 16.ª edição arranca a 11 de julho e dura até 1 de agosto. Toda a programação agendada é de entrada gratuita.
O festival volta ao Largo de São Carlos.

Julho continua a ser um mês de muita festa e o melhor de tudo é que há sempre coisas a acontecer para planos à última hora. O Festival ao Largo regressa ao Chiado, em Lisboa, com concertos gratuitos durante 19 dias, entre 11 de julho a 1 de agosto. A 16.ª edição chega com dança contemporânea, ópera italiana, batucada e até ateliers para os miúdos. 

A programação começa com a Companhia Nacional de bailado (11,12 e 13), às 22 horas, no palco montado no Largo de São Carlos. Na “Sinfonia dos Salmos”, a coreografia está ao cargo de Vasco Wellenkamp e em “Minus 16” de Ohad Naharin. Para os miúdos há atividades, no dia 13, às 10 horas com ateliers de dança (mediante inscrição prévia). 

Destaque para as Noites Verdi (14) com espetáculos de ópera gravados no Teatro Real de Madrid. Começam com “La Traviata”, baseada num romance proibido, passam para a “II Trovatre (21) e para “Nabucco” (28) — todos às 21h20. 

Seguem-se os dias 16 e 17 de julho que recebem a Orquestra Gulbenkian, com um espetáculo chamado “De Joly a Ravel”. Dele farão parte peças de Joly Braga Santos, Manuel de Falla, Luís de Freitas Branco e Maurice Ravel. 

A Orquestra Sinfónica Portuguesa estará presente em quatro dias (19,29,26 e 27), acompanhada pelo Coro do Teatro Nacional de São Carlos. Nos primeiros dois, há um concerto de jovens talentos, com solistas instrumentais e vocais. Nos restantes há opera do italiano Petro Mascagni. 

Existe ainda espaço para um programa dedicado a bailarinos jovens e para um espetáculo de músicas do mundo. Toda a programação pode ser consultada no site do evento promovido pelo Millennium. 

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT