Música

Go Guitar: o espetáculo no CCB que vai levar ao palco cinco guitarras elétricas

O espetáculo terá lugar no Jardim do Pequeno Auditório do CCB e promete criar uma atmosfera singular que acompanha quatro composições.
Terá lugar nos jardins do CCB.

“Amplificadas, etéreas, distorcidas, multiformes ou polirrítmicas.” Assim começa a sinopse daquele que será um espetáculo fora do normal no CCB. Trata-se de um concerto com não uma, não duas, nem três, mas cinco guitarras elétricas, com vista rasgada para o Tejo e “uma paisagem de sons raras vezes ouvida”.

O programa inclui James Tenney (1934-2006) — “Septet”, Steve Reich (n. 1936) “Electric Counterpoint”, Fred Frith (n. 1949) “The As Usual Dance Towards the Other Flight to What Is Not” e, por fim,  Lois V. Vierk (n. 1951) com “Go Guitars”. De todas, destaca-se “Electric Counterpoint”, de Reich, uma composição minimalista que consiste em três movimentos: rápido, devagar, rápido.

Foi originalmente gravada pelo guitarrista Pat Metheney, em 1987, conhecido pela sua carreia no jazz. É também vencedor de 20 Grammys e de dois discos de ouro com os álbuns “Still Life (Talking), Letter from Home” e “Secret Story”.

O concerto está integrado no ciclo “Atravessar o Fogo” com curadoria de Martim Sousa Tavares, um dos mais aclamados maestros portugueses. Traduz-se num ciclo de oito concertos entre outubro de 2023 e maio de 2024, com a presença de alguns dos intérpretes mais singulares no plano nacional e internacional. É “música para quebrar barreiras, em horários e espaços menos comuns, que convida a novas formas de estar e de escutar”.

O espetáculo acontece no próximo sábado, a 18 de maio, às 22h30 no Jardim do Pequeno Auditório. Os bilhetes podem-se adquirir online, a 30€.

As caras do quinteto.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT