Música

Lisboa recebe concerto de homenagem aos grandes artistas cubanos

Vão ser homenageados ícones da música cubana como Nico Saquito e Buena Vista Social Club.
Vão trazer os ritmos calientes de Cuba.

Em setembro de 2012, a República de Cuba declarou o Son como Património Nacional Cultural. É um estilo de música emblemático do país e que vai poder ser ouvido em Portugal num concerto especial que decorrerá a 6 de junho, pelas 21h30, no Capitólio, em Lisboa.

O grupo Havana Social Club vai homenagear os temas tradicionais da Cuba nos anos 30, 40 e 50, do qual fazem parte artistas como Compay Segundo, Nico Saquito, Los Compadres, Buena Vista Social Club, Omara Portuondo, entre outros. “Através de releituras de clássicos do cancioneiro cubano, o grupo convida o espectador a saborear a essência da cultura cubana e o colorido do Latin Jazz”, descreve a organização.

Estas canções são marcadas pela primazia do trés, uma guitarra de três cordas duplas que é derivada do violão espanhol e que transmite “um misto de emoções controlado pelo pulsar rítmico latino”.

Quanto ao estilo de música, o Son foi criado na parte oriental da ilha na década de 1880. Mistura influências espanholas e africanas e tem um charme tropical inconfundível. Dançado inicialmente em bairros e academias de danças pelas classes populares, tornou-se no seu meio de expressão após a Primeira Guerra Mundial.

“O septeto Havana Social Club convida o público a ouvir a história e a tradição cubana ilustrada por um som que comove e alegra em simultâneo… Um espetáculo imperdível”, concluem os organizadores. Os bilhetes podem ser adquiridos online e custam 25€.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT