Música

A “carta de amor” que John Lydon, dos Sex Pistols, escreveu para a mulher com Alzheimer

O tema, da banda Public Image Ltd., vai competir para poder representar a Irlanda no festival da Eurovisão.
John Lydon tem 66 anos.

Acima de tudo, John Lydon é conhecido por ter sido o vocalista dos Sex Pistols, histórica banda punk inglesa, quando assinava com o nome Johnny Rotten. Deu voz a “God Save The Queen”, “Anarchy in the U.K.” ou “Pretty Vacant”, entre muitos outros temas. Embora menos conhecida mundialmente, Lydon tem outra banda com uma longevidade muito maior, os Public Image Ltd.

Agora, aos 66 anos, o londrino escreveu uma canção para a mulher, Nora Forster — com quem está casado há quase 45 anos. Uniram-se em matrimónio em 1979, ele tinha 23 anos e ela 37, já com uma filha de uma relação anterior. Natural da Alemanha, Forster vinha do mundo dos media e das promotoras de música. Foi assim que os dois se conheceram.

Hoje, aos 80 anos, Nora Forster sofre da doença de Alzheimer e o marido quis homenageá-la com “Hawaii”, tema que foi lançado a 9 de janeiro. De acordo com um comunicado enviado à NiT, trata-se de uma “carta de amor”, uma canção “pessoal e ainda assim universal”, onde John Lydon “reflete sobre o tempo bem passado que tiveram juntos”. O tema inspira-se num dos melhores momentos que viveram, que aconteceu precisamente no arquipélago do Havai, nos Estados Unidos.

“A balada poderosamente emocional é o mais perto que o John alguma vez chegará de carregar a sua alma”, lê-se ainda na descrição oficial da faixa. “É dedicada a todos os que estão a passar por períodos duros na viagem da vida, com a pessoa com quem mais se preocupam”, disse John Lydon. “É também uma mensagem de esperança porque o amor, em última análise, conquista tudo.”

“Hawaii” vai ser editado num disco de vinil de sete polegadas os próximos meses. Possivelmente fará parte de um álbum que os Public Image Ltd. estão a preparar para apresentar este ano — será o 11.º do grupo e o sucessor de “What The World Needs Now…” (2015). A banda formou-se em 1978, na sequência do fim dos Sex Pistols e esteve ativa até 1992 — ano em que começou um hiato que durou até 2009.

Além disso, foi revelado nesta segunda-feira que os Public Image Ltd. vão competir com este tema no “The Late Late Show” da Irlanda — o Festival da Canção irlandês — para se candidatarem ao festival da Eurovisão. O concurso acontece a 3 de fevereiro. 

Apesar de ser britânico, John Lydon também tem as nacionalidades irlandesa e norte-americana. Os seus pais eram imigrantes irlandeses da classe trabalhadora que se mudaram para o Reino Unido antes do seu nascimento.

Em 2021, a NiT já tinha escrito um artigo sobre como John Lydon tinha deixado de estar tão ativo na música para se dedicar a cuidar da mulher e dos netos adotivos. Leia o artigo publicado nessa altura.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT