Música

A euforia a partir de um bunker em Kiev do comentador da Eurovisão

Timur Miroshnychenko não controlou a emoção no momento em que os Kalush Orchestra foram anunciados vencedores.
Além de comentador, também já foi apresentador do festival.

O momento da contagem dos votos para apurar o vencedor da Eurovisão é um momento de grande tensão. Este ano, foi particularmente emocionante para o comentador ucraniano Timur Miroshnychenko, que fez o relato da final a partir de um abrigo antibombas em Kiev, dada a invasão russa ao seu país.

No Twitter, circula um vídeo que regista a reação efusiva do apresentador perante o anúncio de que os representantes do seu país eram os vencedores. Desde 2007, a figura pública de 36 anos tem vindo a comentar a emissão do Festival Eurovisão da Canção, mas nunca o fez nestas circunstâncias. Apesar do receio de que a transmissão pudesse ser interrompida por bombardeios russos, o comentador prosseguiu até ao momento da celebração.

Entretanto, o próprio já partilhou o vídeo da reação no seu Instagram, cuja descrição dedica a vitória às Forças Armadas da Ucrânia. “Graças a vocês, todos nós, ucranianos, cansados, mas não quebrados, espalhados pelo mundo, separados pela guerra, mas unidos como nunca antes, uns com os outros e com o mundo inteiro, alegramo-nos com a vitória”, escreveu.

No que diz respeito ao conflito que eclodiu com a invasão russsa, a 24 de fevereiro, Miroshnychenko também tem desempenhado um papel de extrema importância na ajuda aos cidadãos ucranianos. Disponibilizou-se para dirigir um camião que transportou vários refugiados para zonas distantes do conflito.

Miroshnychenko foi também um dos apresentadores da final do concurso de música em Kiev, em 2017. Nesse ano, Salvador Sobral arrecadou a primeira vitória portuguesa de sempre na Eurovisão com “Amar Pelos Dois”.

Recorde-se que a Ucrânia se sagrou a grande vencedora da 66.ª edição do Festival Eurovisão da Canção este sábado, dia 14 de maio, em Turim, na Itália. A atuação da banda Kalush Orchestra, com “Stefania” arrecadou 631 pontos e valeu a terceira vitória no certame ao país. Pode ler aqui a história do grupo Kalush Orchestra, que levou a melhor na disputa contra os restantes participantes.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT