Lançada a 7 de dezembro de 1984, a icónica canção de Natal “Do They Know It’s Christmas” voltou a ser reeditada esta segunda-feira, 25 de novembro, para celebrar o 40.º aniversário. Escrita por Bob Geldof e Midge Ure, a música foi originalmente criada para angariar fundos contra a fome na Etiópia e pelo caminho tornou-se numa das mais famosas canções solidárias de todos os tempos.
A nova versão do tema da Band Aid, lançada esta terça-feira, 26 de novembro recupera imagens e gravações das edições anteriores, de 1984, 2004 e 2014, incluindo vozes de artistas como One Direction, Coldplay, Rita Ora e Ed Sheeran. E é aqui que arranca a controvérsia.
Segundo o próprio artista, o uso da voz de Sheeran foi feito sem autorização. O cantor britânico afirmou nas redes sociais que não foi consultado e que, mesmo que o tivesse sido, teria recusado. O músico refere que este tipo de projetos perpetua estereótipos negativos sobre África e dificulta o crescimento económico do continente.
Não é a primeira vez que “Do They Know It’s Christmas” enfrenta críticas. Em 2014, o rapper Fuse ODG recusou participar na gravação, argumentando que a música apresenta uma visão desatualizada e irreal de fome e pobreza extrema. As mesmas críticas voltaram a surgir este ano, com milhares de comentários no YouTube a apontar para uma representação descontextualizada da realidade atual em África.
Apesar das controvérsias, a canção foi um marco na música solidária. Em 1984, o Band Aid Charitable Trust arrecadou mais de 168 milhões de euros com a iniciativa. A edição de 2004 destinou os fundos à mesma causa, reafirmando o impacto do projeto.
“Do They Know It’s Christmas” abriu caminho para outras iniciativas solidárias como “We Are the World” (1985), o concerto Live Aid e eventos como o Comic Relief.