Música

Afinal foi Chico Buarque que deu o nome à banda Radiohead

Com a expressão 'Radio Cabeça', o cantor brasileiro influenciou uma das bandas com mais sucesso de sempre.
Algo inesperado.

Na canção “O Último Blues”, de Chico Buarque, lançada em 1985, o protagonista da letra vê uma mulher a dançar no seu quarto. Por ser fruto da sua imaginação, Buarque diz que a cena acontece na sua “rádio cabeça.” Na época, o vocalista David Byrne, da banda Talking Heads, ouviu a melodia do brasileiro e adorou a expressão. No ano seguinte, em 1986, escreveu a música “Radio Head” que faz parte do disco “True Story”.

Anos mais tarde, em 1991, em Inglaterra, uma banda chamada “On a Friday”, começou a fazer um sucesso tremendo. Após os elementos se encontrarem com o representante da produtora e assinarem um contrato de seis discos, foi pedido para que o nome do grupo fosse alterado. E nesse momento decidiram chamar-se Radiohead, inspirado no título da canção dos Talking Heads. 

A história foi contada pelo próprio Chico Buarque em entrevista à “Rolling Stone Brasil”. Quando questionado sobre a música brasileira além fronteiras, o cantor afirmou que sua influência internacional existia, mas de outra forma. A declaração aconteceu durante um jogo de futebol em Lisboa, onde Phil Selway, baterista do Radiohead, estava presente.

Selway ficou no banco de suplentes e Chico Buarque disse: “Escuta, não fica aí de cara feia porque o nome da sua banda é roubado de uma música minha.”

O cantor brasileiro acrescenta: “O David Byrne [Talking Heads] ouviu a ‘rádio cabeça’ que contém o verso ‘na Rádio Cabeça’, quando foi lançado o disco Ópera do Malandro, decorria o ano de 1985. Ele esteve aqui e cantou “A Volta do Malandro” no Canecão. Ele deve ter achado que era uma expressão que se usava muito no Brasil e fez a música dele ‘Radio Head’, que mais tarde deu origem ao nome da banda Radiohead.”

Entretanto, em 2020, os Radiohead decidiram fazer uma pausa na carreira da banda. Porém, Thom Yorke e Jonny Greenwood não se fartam um do outro. Em 2021, criaram os The Smile, juntamente com o baterista dos Sons of Kemet, Tom Skinner. A nova banda vai estar em Portugal,  no dia 8 e julho, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT