Ao contrário do que indicavam os muitos rumores que circularam nos últimos dias, Portugal ficou de fora da próxima digressão europeia dos Metallica. A banda anunciou o périplo internacional esta quinta-feira, 22 de maio, com espetáculos a decorrer entre maio e julho do próximo ano, conforme se suspeitava. Acreditava-se também que o grupo passaria pelo Estádio da Luz, em Lisboa, a 15 de maio, o que não se confirmou.
A M72 Tour, que arrancou em 2023, será assim expandida e levará os Metallica a uma digressão que arranca a 9 de maio, à Grécia, e que passará por países como Roménia, Polónia, Suíça, Alemanha, Itália, Escócia, País de Gales, Alemanha, Hungria e Irlanda. As últimas datas acontecem em Londres, no Reino Unido, em julho.
“16 concertos. Nove países. Fins de semana sem repetições. Uma digressão inesquecível”, revela o grupo na apresentação da digressão, publicada nas redes sociais, onde anunciam as bandas que farão as primeiras partes do espetáculo: Gojira, Knocked Loose, Pantera e Avatar.
A última passagem dos Metallica por Portugal aconteceu em 2022, na altura como parte do cartaz do festival NOS Alive. Em 2023, deram uma série de concertos nos EUA e na Europa aquando do lançamento do disco “72 Seasons”, editado nesse ano, mas também não passaram por Portugal.
O início dos rumores
Tudo começou com um cartaz com assinatura da promotora Live Nation, que circulou nas redes sociais, nas quais era revelada uma digressão europeia da banda de metal que começaria na capital portuguesa, seguindo depois para outras 11 cidades europeias.
O que poderia ser apenas um modelo feito por algum fã esperançoso, ganhou tração quando outros indícios começaram a surgir nas cidades listadas. A Live Nation da Polónia, por exemplo, afixou um cartaz nas ruas onde surgem várias datas. Cada uma corresponde a espetáculos da banda em solo polaco, terminando num enigmático: xx.xx.2026. A digressão europeia para o próximo ano parece, assim, incluir uma passagem por Varsóvia, a 20 de junho.
Cartazes publicitários enigmáticos, com o design habitualmente usado pela banda, têm surgido por estas cidades. Budapeste é um desses casos, com várias fotografias a serem partilhadas entre os fãs. E, naturalmente, a cidade também surge na lista de locais a visitar em 2026 pelos Metallica.
As novas datas representam assim um prolongamento da M72 World Tour, que arrancou em abril de 2023 e encerra em dezembro, em Abu Dhabi.
A última passagem dos Metallica por Portugal aconteceu em 2022, quando atuaram no NOS Alive, que sucedeu o concerto de 2019 no Estádio do Restelo, em Lisboa.