Assim que “Ai Coração”, de Mimicat, conquistou o Festival da Canção, rapidamente surgiram dúvidas sobre o resultado que o tema poderia ter na Eurovisão. A reação nas casas de apostas não foi positiva — com a faixa a figurar abaixo da 25.ª posição, de acordo com os dados do portal que aglomera os resultados de vários sites especializados, o Eurovision World.
Porém, nos últimos dias tem havido uma tendência positiva para a canção que vai representar Portugal. Encontra-se neste momento nos 10 favoritos da primeira semifinal para chegar à última fase do concurso europeu. Segundo o Eurovision World, tem 62 por cento de hipóteses de se qualificar para a final.
Em cada semifinal, 10 países qualificam-se para a final — na última fase, juntam-se os concorrentes dos chamados Big Five, os territórios que mais contribuem para sustentar a organização da Eurovisão e que têm este privilégio especial. O vencedor do ano passado, neste caso a Ucrânia, também teve acesso direto à final.
As semifinais da Eurovisão estão marcadas para 9 e 11 de maio, enquanto a grande final acontece no dia 13. O evento decorre em Liverpool, no Reino Unido, cidade escolhida pela organização depois de se confirmar que a Ucrânia não poderia acolher o festival por causa da guerra.
Leia a entrevista da NiT com Mimicat.