Música

“Ainda estou a afogar-me em luto.” Maro anuncia pausa na carreira devido a burnout

"Fiquei com pouca vontade de continuar por aqui durante muito mais tempo", explicou a vencedora do último Festival da Canção.
Maro tem 27 anos.

Mariana Secca, que assina como Maro, anunciou uma pausa na carreira. Numa mensagem dirigida aos fãs e partilhada nas redes sociais esta terça-feira, 11 de outubro, revelou que sofre de burnout. Acrescentou que ainda não conseguiu processar a morte do avô, e decidiu cancelar a digressão que iria fazer até ao final do ano.

“A primeira vez que experienciei o luto a sério foi por volta desta altura do ano, há dois anos. Descobri que o meu avô morreu num domingo de 2020. Toda a minha vida mudou. Toda a minha perceção do mundo mudou. E, sem me aperceber, isso levou-me para um lugar estranho, sem esperança e sem luz, onde ainda estou, independentemente do que faça ou do quão tente”, começou por escrever a artista portuguesa de 27 anos.

Maro recorda que, desde então, tem feito um percurso muito intenso. Deu dezenas de concertos por Portugal, pela Europa, no Brasil e nos EUA. Lançou um EP, um álbum e fez 60 episódios da rubrica ITSA ME, além de ter vencido o Festival da Canção no início deste ano e de isso a ter levado à Eurovisão.

“Tantos momentos e memórias incríveis, e muito pelo qual estou verdadeiramente grata. Mas também fiquei com um burnout (nada divertido), uma grande dose de doença e pouca vontade de continuar por aqui durante muito mais tempo. Assustador, sim. A questão é que não percebi porque é que esta vida tem sido tão difícil. E recentemente apercebi-me: ainda estou a afogar-me em luto e nunca parei verdadeiramente para o processar, para processar a vida no geral. Ele foi-se e não tirei o tempo para realmente compreender isso. Simplesmente continuei a ficar zangada com isso, com o mundo, com a vida, enquanto tudo continuava”, explicou.

E concluiu: “Tudo isto para dizer que vou fazer uma pausa a partir desta sexta-feira e que volto a 7 de novembro. Mais — infelizmente, não vou fazer a tour europeia em novembro nem vou fazer mais espetáculos este ano. Mas vou voltar com muita música e novidades entusiasmantes, se estiverem dispostos a ficar desse lado (três semanas não é assim tanto tempo). Obrigado a todos por estarem aqui e por me terem apoiado a cada passo que dei. Têm-me empurrado para a frente e a fazer com que eu não desista. Lembraram-me do que é ter propósito. E por isso não vos posso agradecer o suficiente”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT