Música

Alfama em tribunal para recuperar o primeiro lugar nas Marchas Populares de Lisboa

O bairro foi punido por, durante o desfile, ter utilizado aguadeiros — indivíduos que levavam água a casa ou a vendiam nas ruas.
A Bica foi a vencedora das Marchas

Apesar da maior parte das pessoas estar preocupada com as celebrações do Natal ou da Passagem de Ano, há quem ainda esteja a pensar nas marchas populares. Alfama recorreu ao Tribunal Administrativo para recuperar o título que perdeu na edição que se realizou em junho, em Lisboa.

Na altura, este bairro foi punido devido a um dos elementos cenográficos utilizados no desfile: a presença dos aguadeiros, que eram indivíduos que levavam água ao domicílio ou a vendiam pelas ruas. Segundo o artigo 12.º do regulamento das marchas, que prevê as funções de exclusividade dos aguadeiros (um dos componentes operacionais da marcha), lê-se que há a obrigação de “colocar e retirar adereços necessários à execução da coreografia”, explica o site “Mensagem de Lisboa”..

Alfama foi punida pelo júri, depois de os marchantes saírem do pavilhão para o desfile e desempenharem esta função no Arraial. Apesar dos jurados não se terem pronunciado sobre esta infração, os verificadores – fiscais que acompanham a execução da marcha – não deixaram esta irregularidade passar impune.

A decisão custou dez pontos a Alfama, relegando o bairro para terceiro lugar na classificação geral. Assim, a classificação geral viu o Bairro Alto alcançar o segundo lugar, atrás da campeã Bica. Neste momento, os responsáveis pelas marchas naquele bairro bairro estão em tribunal a tentar defender a vitória, com o argumento de que o Arraial é uma “figura”, um elemento da marcha pertencente à cenografia, como o Trono de Santo António, e não um adereço. O processo jurídico pode atrasar a cerimónia de premiação dos vencedores de 2023.

Para lá da votação geral, houve ainda classificações especiais. Alfama e Bica conquistaram o prémio de Melhor Coreografia. Já a Melhor Cenografia foi entregue também a Alfama e ao Lumiar. Alcântara, Alfama e Madragoa destacaram-se no figurino, com Alfama e Bica a merecerem menção honrosa pela qualidade da letra da canção original. Já o Bairro Alto e Bica foram louvados com o prémio de Melhor Desfile na Avenida da Liberdade.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT