A estreia do Festival Cuca Monga, que se realizou a 1 de outubro de 2022, revelou-se um sucesso. Um ano após a enchente da Vila Afisense, em Alvalade (Lisboa), o evento muda-se agora para a rua do Centro Cultura (onde a editora e coletivo artístico se formou no mesmo bairro lisboeta a que os Capitão Fausto chamam casa), e para a vizinha Acácio Paiva.
A segunda edição está marcada para o próximo dia 4 de outubro, quarta-feira. A organização pretende realiza o festival anualmente, com atuações dos grupos que fazem parte do estúdio (e não só) em vários palcos.
Samuel Úria, Tomás Wallenstein, Hércules, Salto, Miguel Marôco, Femme Falafel, Gorjão e A Sul & Francisco Fontes estão entre os primeiros artistas anunciados. Até ao final de setembro, o alinhamento vai ficar completo — e poderá contar com várias surpresas. As várias bandas com lançamentos previstos para breve também podem marcar presença, tais como Capitão Fausto, Luís Severo e Rapaz Ego —, com álbuns ou singles em carteira.
“Desde a sua fundação, a Cuca Monga teve como objetivo a partilha da experiência que a carreira dos Capitão Fausto lhes proporcionou, estendendo-a a outros artistas. A sua função é poder divulgar o trabalho, aconselhar os artistas acerca das adversidades da indústria, planear a sua movimentação pelos circuitos nacionais e estimular a colaboração entre eles na ótica da aprendizagem mútua”, partilha a organização em comunicado.
A editora “já conta com duzentas obras editadas e tem alargado o seu campo de ação e competências, organizando digressões, eventos culturais, e abraçando cada vez mais artistas”, acrescenta.
Os bilhetes encontram-se à venda online e os ingressos estão à venda por 30€. As atuações têm início às 16 horas.