Música

António Zambujo vai dar um concerto especial no Tivoli em setembro

O músico vai interpretar temas do conhecido artista brasileiro Tom Jobim, autor de "Garota de Ipanema".
Para ver e ouvir no outono.

António Zambujo, de 48 anos, vai dar um concerto com temas de Tom Jobim, no Teatro Tivoli BBVA, dia 23 de setembro, pelas 21 horas. O português vai reinterpretar temas do artistaconhecido como um dos criadores de bossa nova.

O músico brasileiro tem um repertório longo e conhecido mundialmente. Destaque para os temas “Garota de Ipanema”, “Chega de Saudade” e “Desafinado”. A primeira é a mais famosa e dá conta de uma mulher bonita e “cheia de graça” que Tom via passar na rua. A canção foi lançada em 1962 e três anos mais tarde, ficou-se a saber que a protagonista era a apresentadora e ex-modelo Helô Pinheiro. Aos 50 anos do hit, a própria eternizou as memórias no livro “A Eterna Farota de Ipanema”, com uma biografia completa. 

Zambujo, autor de nove discos como “Rua Da Emenda” ou “Do Avesso” vai seguir os arranjos de Nelson Riddle, usados nas gravações do compositor carioca. O espectáculo, que será uma junção entre o jazz, a bossa nova e o fado, vai contar ainda com a Orquestra Pop Portuguesa, e um quarteto de jazz responsável pelas cordas e sopros. Ao comando estará o maestro Pedro Moreira.  

António Jobim começou por estudar arquitetura, mas rapidamente desistiu da faculdade para seguir com uma carreira musical. Começou a tocar piano em bares e criou canções inspiradas nos compositores clássicos franceses Debussy e Ravel. O seu derradeiro álbum, “António Brasileiro”, foi divulgado em 1994, ano em que morreu, aos 67 anos, na cidade de Nova Iorque. 

Os bilhetes para o concerto “Zambujo canta Jobim” já se encontram à venda e podem ser adquiridos online. Têm um custo entre 20 a 40€. 

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT