A 29 de junho, Bárbara Bandeira fez história no mundo da música nacional. Diante de uma multidão no Terreiro do Paço, a artista de 24 anos soube que “Como Tu” tinha alcançado o estatuto de Single de Diamante, ou seja, vendeu mais de 300 mil unidades, contando os streams e as visualizações do videoclipe. É a primeira artista nacional feminina a conseguir esse feito.
Nas plataformas, tem mais de 40 milhões de streams e, no YouTube, 38 milhões. Em 2023, ano em que foi lançada, também se tornou a faixa mais ouvida no Spotify em Portugal. Na altura do lançamento, o tema criado em colaboração com Ivandro chegou também ao top dos serviços de Luxemburgo e Moçambique.
“Este momento é também um ponto de viragem para o futuro da artista. Depois do lançamento de ‘Lusa: ato I’, o primeiro capítulo de um projeto ambicioso que une Portugal e Brasil, Bárbara Bandeira prepara-se para continuar a sua internacionalização, com os próximos atos de ‘Lusa’ já a caminho e uma série de colaborações de peso previstas para 2025 e 2026”, avança a agência da artista.
E conclui: “A atribuição deste galardão a ‘Como Tu’ é um sinal da maturidade crescente da música nacional e da força da nova geração de artistas que a representam. Ao conquistar o Single de Diamante, Bárbara Bandeira entra para a história, redefine o presente e aponta o caminho para o futuro da Pop em português.”