Música

Aos 47 anos, cantora Sia revela que está no espetro do autismo

Em 2021, a artista responsável por "Chandelier" enfureceu a comunidade autista após o lançamento do filme "Music".
A informação foi revelada esta terça-feira.

A cantora Sia revelou esta terça-feira, 30 de maio, que está no espetro do autismo. A informação foi partilhada num dos episódios de “Rob Has a Podcast”, onde estava também presente Carolyn Wiger, concorrente do programa “Survivor” (um dos projetos televisivos favoritos da artista australiana).

“Estou no espetro e estou a recuperar da descoberta de tudo isto. Há muita coisa a acontecer agora”, afirmou. Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América, o autismo pode ser detetado a partir dos 18 meses de vida — ou até antes. “Durante 45 anos pensei: ‘Tenho de vestir o meu fato de humana mais uma vez’. Só nos últimos dois anos [após ter sido diagnosticada] é que me tornei na verdadeira versão de mim mesma.

A artista responsável por êxitos como “Chandelier” e “Titanium” falou ainda sobre o seu passado e as suas experiências com as drogas e o álcool. “Estar em recuperação e não saber que tipo de problema neurológico temos ou não temos é complicado. Ninguém nos consegue amar quando estamos cheios de segredos, nem quando vivemos com vergonha.”

Segundo a cantora, apenas está viva porque se livrou daquelas substâncias tóxicas, algo que só conseguiu fazer com a ajuda de grupos terapêuticos. “Quando nos sentamos numa sala cheia de estranhos, lhes contamos os nossos maiores segredos e todos se riem connosco, não nos sentimos como lixo pela primeira vez na vida. Finalmente sentimo-nos vistos, e sentimos que conseguimos ser humanos novamente”, aponta.

Embora também esteja no espetro do autismo, Sia enfureceu a comunidade autista quando lançou “Music”, filme que ela própria realizou, em 2021. O projeto foi protagonizado por Maddie Ziegler, a dançarina que aparece em muitos dos videoclipes da estrela australiana (e que participou nas suas digressões mundiais). Na produção, Maddie interpretou uma jovem autista, embora não tenha este problema neurológico.

A cantora defendeu a participação de Ziegler, afirmando que tentou trabalhar com uma rapariga que está no espetro, mas ela considerou a experiência “desagradável e stressante”.

Sia respondeu a vários críticos na rede social Twitter, nomeadamente a um ator autista que afirmou que “atuaria com orgulho no filme”, ao qual a artista respondeu: “Talvez não tenhas sido escolhido porque és simplesmente um mau ator”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT