Aos 84 anos, Isabel Ruth tem um percurso admirável no cinema português e europeu, com mais de 110 participações em filmes, incluindo “Se Eu Fosse Ladrão… Roubava”, “Raiva”, “Ossos” e “Vanitas”. Agora aposta na música e, esta sexta-feira, 8 de novembro, lança “Português Suave”, o seu álbum de estreia.
O disco traz temas escritos por Isabel Ruth em parceria com compositores e músicos nacionais e internacionais. As faixas abordam encontros e as lições que a artista acumulou ao longo dos anos.
A direção e produção musical de “Português Suave” foram feitas por Agir. Esta não é a primeira vez que trabalham juntos. Em 2022, colaboraram na canção “Madalena”, que está presente no álbum “Cantar Carneiros”. Antes de “Madalena”, Isabel Ruth já tinha participado num outro tema. Em “Meu Coração É Uma Troika”, editado em 1965, canta ao lado de Raul Solnado e da Orquestra Jorge Costa Pinto.
“Desde a infância, Isabel Ruth é apaixonada por música. Aos quatro anos, ao ouvir música clássica, sonhava em ser bailarina. Nos seus cadernos, guarda centenas de poemas que escreveu ao longo dos anos e continua a escrever: alguns são sobre os seus sentimentos e emoções; outros, uma resposta aos acontecimentos do dia a dia que a tocam”, lê-se no comunicado de imprensa. E acrescenta: “Este disco é, no fundo, um sonho antigo de Isabel Ruth, no qual trabalha há décadas e que agora, aos 84 anos, nos oferece a todos.”