“Obrigado a todos pelo apoio.” Foi com esta mensagem que Nininho Vaz Maia anunciou nas redes sociais o lançamento de “Verdade”, a nova canção que chega às plataformas de streaming esta quinta-feira, 15 de maio.
O single surge numa altura conturbada para o cantor de 37 anos, que continua a trabalhar apesar de ter sido recentemente constituído arguido numa operação que investiga uma rede internacional de tráfico de droga, com ligações entre o Brasil, Portugal e Espanha. No fim de semana, subiu ao palco da Queima das Fitas do Porto e atuou para 25 mil pessoas.
Os problemas com a justiça voltaram a 6 de maio, quando a sua casa foi alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária. Durante a operação, os agentes encontraram 150 mil euros em numerário — que Nininho alegou serem receita de concertos —, anabolizantes e um telemóvel encriptado semelhante aos usados pelos suspeitos da investigação de larga escala.
O cantor foi constituído arguido por suspeitas de branqueamento de capitais. “A operação teve em vista a recolha de prova, sobre as presumíveis atividades ilícitas, de um grupo criminoso, que se dedicava ao tráfico de estupefacientes por via aérea e branqueamento de capitais”, indicou a Polícia Judiciária em comunicado.
Ver esta publicação no Instagram
A operação, batizada de SKYS4ALL, incluiu 33 buscas domiciliárias e a oficinas, sobretudo nas zonas de Lisboa e Margem Sul. Dois indivíduos foram detidos e libertados no dia seguinte, 7 de maio. Foram ainda constituídos três arguidos, entre eles Nininho Vaz Maia e uma advogada, avançou o “Expresso”.
No mesmo dia em que o caso foi tornado público, a equipa do cantor — que em março esgotou duas datas na MEO Arena — reagiu à polémica. “Confiamos plenamente na Justiça e estamos certos de que tudo será esclarecido com brevidade. Reafirmamos total disponibilidade para colaborar com as autoridades em tudo o que for necessário, mas rejeitamos qualquer associação precipitada”, referiu em comunicado enviado à agência “Lusa”, citado pelo “Notícias ao Minuto”.
Leia o artigo da NiT e conheça melhor tudo o que se sabe sobre o caso.