Os concertos e festivais têm sido cancelados ou adiados. Até tem surgido música nova feita em tempos de pandemia, mas este é um setor que tem sentido com violência o impacto da Covid-19. Há, ainda assim, margem para novidades.
É o caso da nova editora Arraial, uma aposta da agência Arruada, que trabalha já com artistas com cartas dadas na música nacional, casos de Banda do Mar, Branko, Márcia, Cristina Branco ou Dino D’Santiago, entre outros.
A primeira novidade da Arraial será o lançamento de um single de Domenico Lancellotti, multi-instrumentalista brasileiro que já trabalhou com nomes bem conhecidos do público português, como Adriana Calcanhotto, Gal Costa ou Caetano Veloso. Vai poder ser ouvido a partir desta sexta-feira, 5 de março.
“Raio”, o álbum de Domenico Lancellotti, será lançado ainda este mês, a 26 de março, a que se seguirão os EP de Churky e Rita Vian. A aposta nesta altura será em lançamentos digitais, não apenas pelo contexto de pandemia mas devido à mudança de paradigma que o mundo da música viveu nos últimos 15 anos, com os lançamentos físicos a perderem preponderância para o digital.
Pedro Trigueiro, que já era o diretor da Arruada, vai também assumir o controlo da Arraial.
Em declarações à revista “Marketeer”, Pedro Trigueiro explicou que este aposta surgida não só em tempos de pandemia, mas de confinamento, foi uma etapa natural num processo que já vinha a ser pensado há algum tempo.
“É o culminar de algo que já estávamos a trabalhar. A produção executiva de vários álbuns (Buraka Som Sistema, Banda do Mar, Regula, Cristina Branco) já era uma realidade há uns anos e as dinâmicas de necessidades, opções, estratégia, também já vinham ancoradas ao management que temos na Arruada. É quase um processo natural”, explicou.