Música

Artista israelita vaiada durante atuação da Eurovisão

Esta edição do festival fica marcada pelos protestos contra a incursão sangrenta de Israel em Gaza que já terá matado mais de 10 mil crianças.
"October Rain" é o tema em questão.

A edição deste ano da Eurovisão tem gerado polémica, sobretudo fora dos palcos. Mas a semifinal desta quarta-feira levou um tema político até ao coração do festival

Durante a apresentação do Jury Show, que não é transmitida online, a concorrente israelita, Eden Golan, foi vaiada pelo público, num visível e audível protesto contra a participação do país, que chegou a estar em causa devido ao conflito israelo-palestiniano. Imagens partilhadas nas redes sociais mostram o público a gritar “Palestina Livre” durante a atuação e a voz da cantora foi praticamente abafada.

Num dos vídeos partilhados no X (antigo Twitter), ouvem-se assobios e as palavras contra a artista. Um dos utilizadores descreve o ambiente como “horrível” e que era possível “sentir a tensão”.

O momento surge após críticas generalizadas ao facto de Israel ter sido autorizado a entrar na competição, sobretudo por causa da ação militar letal em Gaza que já terá vitimado mais de 30 mil pessoas. Mas não foi problema único.

“October Rain”, de Eden Golan, foi o tema israelita selecionado para levar ao concurso europeu. A letra da canção, que em português significa “Chuva de Outono”, não refere explicitamente o ataque do Hamas a Israel a 7 de outubro do ano passado, que foi um dos pretextos usados pelo governo israelita para a incursão militar. Porém, a cantora foi acusada de fazer referências, tanto em inglês como em hebraico, às vítimas do conflito. Entretanto, a letra foi alterada.

Esta quarta-feira, 8 de maio, 16 países participantes da semifinal da competição internacional subiram ao palco para apresentar os temas. As apresentações são feitas apenas para o júri, mas permite a entrada de alguns espectadores. Esta fase serve para determinar o resultado caso a votação seja interrompida durante as finais.

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT