Música

As quintas-feiras de julho levam jazz gratuito à esplanada da Casa Fernando Pessoa

O ciclo arrancou esta quinta-feira, com músicos do Hot Clube de Portugal.

A Casa Fernando Pessoa volta a transformar a esplanada num palco ao ar livre este verão. A partir desta quinta-feira, 2 de julho, regressa o ciclo “Jazz na Esplanada”, que leva concertos gratuitos de jazz ao espaço todas as quintas-feiras do mês, sempre às 19 horas.

O edifício, situado na Rua Coelho da Rocha, em Campo de Ourique, foi a última residência de Fernando Pessoa. O poeta viveu ali entre 1920 e 1935, ano da sua morte. Desde 1993 que funciona como casa-museu e centro cultural dedicado à literatura, poesia e artes, acolhendo regularmente exposições, debates, concertos e apresentações de livros.

A iniciativa musical é organizada pela Casa Fernando Pessoa em parceria com o Hot Clube de Portugal, uma das mais antigas escolas de jazz da Europa, fundada em 1948. A programação tem curadoria do guitarrista Bruno Santos e reúne músicos portugueses de diferentes gerações.

O primeiro concerto aconteceu esta quinta-feira com Laura Garcia e Gonçalo Cravinho. Seguem-se João Ribeiro, Bruno Santos e Carlos Barretto, a 9 de julho. Sara Catalão e Francisca González, a 16 de julho. SongSayer, projeto de Rita Maria e Nuno Costa, a 23 de julho. Por fim, Katerina L’dokova e Francisco Nogueira, a 30 de julho.

Os espetáculos decorrem na esplanada do restaurante Flagrante Delitro, instalada nos jardins da Casa Fernando Pessoa, um espaço conhecido pela vista privilegiada e pelo ambiente tranquilo, sobretudo ao final da tarde.

A entrada é gratuita, mediante a lotação disponível. Todos os concertos começam às 19 horas e têm cerca de uma hora de duração.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Coelho da Rocha, 16-18 Campo de Ourique
    1250-088 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Terça a Domingo das 10h às 18h

Ouça o áudio deste artigo

ARTIGOS RECOMENDADOS