Música

Atriz Rachel Weisz participa no novo álbum da Orquestra Jazz de Matosinhos

É uma das personalidades femininas que recitam as letras que compõem o disco. “After Midnight” chega no final do mês.
Rachel Weisz é uma das 11 vozes femininas que participam.

A atriz britânica Rachel Weisz, conhecida por filmes como “O Fiel Jardineiro” ou “A Juventude”, entre tantos outros, é uma das participantes do próximo álbum da Orquestra Jazz de Matosinhos. Foram convidadas 11 vozes femininas para recitarem as letras que compõem o disco “After Midnight”, que vai ser editado a 28 de janeiro.

A edição em CD do álbum — que junta a Orquestra Jazz de Matosinhos à cantora Rebecca Martin e ao baixista Larry Grenadier — traz um audiolivro onde se podem ouvir as letras recitadas.

As cantoras americanas Amy Correia, Alice Bierhorst e Gretchen Parlato; a especialista em política ambiental Judith Enck; a psiquiatra e antropóloga Helena Hansen; a professora universitária e economista Francisca Guedes de Oliveira; a coordenadora da organização ambiental Waterkeeper Alliance Kate Hudson; a artista Sue Collins; a mãe da autora, Terry Martin; e a própria Rebecca Martin são as restantes vozes que recitam as letras.

A ideia partiu do diretor da Orquestra Jazz de Matosinhos, Pedro Guedes. “Quando oiço vocalistas a cantarem, o sentido das palavras é sempre mais musical, mais melodia e timbre, do que propriamente o significado poético que as palavras podem ter. Sugeri à Rebecca encontrarmos alguém que fizesse a leitura das letras do disco para ficarmos com duas versões das mesmas palavras: uma cantada, outra lida. Imediatamente, a Rebecca sugeriu convidar um grupo de mulheres, amigas, para lerem estas letras. O resultado final é este: um panteão de mulheres que leem estes textos de forma bela e notável, criando novos ritmos e prosódias”, explica.

Carregue na galeria para conhecer alguns dos principais concertos que vão acontecer este ano em Portugal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT