Música

Avante!: há panos negros e comércio fechado na Amora (mas é uma minoria)

A festa do PCP arrancou esta sexta-feira, 4 de setembro, na Quinta da Atalaia, no Seixal.
Há panos negros e protestos, mas são uma minoria.

A polémica em torno da realização da Festa do Avante! tem sido muita, e vinda de vários setores da sociedade, neste ano atípico marcado pela pandemia da Covid-19. Não é o único evento a reunir milhares de pessoas em Portugal, mas é um dos mais mediáticos. Além disso, a possibilidade de acontecer foi logo admitida pelo PCP numa fase precoce da emergência sanitária, o que gerou várias críticas, e é o evento de uma força política longe de ser consensual no País.

Entre os partidos políticos, empresas ou figuras públicas, vários foram os intervenientes que se manifestaram — de uma forma ou outra, por uma razão ou outra — contra a realização da Festa do Avante!. No entanto, a organização diz que a Direção-Geral da Saúde até foi particularmente exigente com o evento, tendo em conta todas as medidas de segurança recomendadas.

Apesar de o recinto ter cerca de 30 hectares ao ar livre, o uso de máscara é obrigatório e a lotação — que normalmente daria para 100 mil pessoas — foi cortada para cerca de 16 mil. Todos os palcos — que vão acolher concertos, peças de teatro ou sessões de cinema, entre outras atividades —, têm lotações limitadas e lugares sentados. Há postos de gel desinfetante espalhados pelo recinto.

O PCP prometeu cumprir as regras e dar o exemplo e foi isso que se verificou na sexta-feira, 4 de setembro, no dia da abertura da Festa do Avante!, que até recebeu pouco público tendo em conta a lotação definida. Fora da Quinta da Atalaia, na Amora, no concelho do Seixal, as opiniões dividem-se.

Mais de 30 comerciantes da zona da Amora, nas redondezas da enorme Quinta da Atalaia, tinham prometido encerrar durante o fim de semana — muitos em protesto contra a realização do Avante!; outros, que até simpatizam com a organização, invocaram simples razões de segurança.

Há alguns panos negros às janelas e varandas.

O Seixal e outros concelhos da Margem Sul do Tejo têm uma população com uma longa história de identificação com as causas e a ideologia do PCP. Contudo, muitos moradores também decidiram protestar contra a realização do Avante! ao dizerem que iam colocar panos negros nas janelas e varandas.

A NiT passou a manhã deste sábado, 5 de setembro, a percorrer as ruas da Amora e a tentar perceber se os protestos tiveram adesão. Sob um sol quente, muitas ruas à volta da Quinta da Atalaia estão condicionadas ao trânsito pela polícia e há algum movimento, entre pessoas que se deslocam cedo para o recinto da festa, ou outras que vão tratando de afazeres típicos de sábado de manhã numa zona residencial.

A maioria do comércio está aberto — se não contarmos, claro, com os muitos estabelecimentos que encerram habitualmente ao fim de semana — mas existem alguns, desde cafés a restaurantes, passando por lavandarias ou outro tipo de negócios, que parecem ter fechado de propósito para este fim de semana, embora não tenham assinalado a razão por que o fizeram nas suas fachadas e portadas.

O mesmo acontece com os panos negros às janelas. A grande maioria das habitações só tem roupa lavada (de todas as cores) estendida nas varandas ou estendais, apesar de haver algumas residências com longos panos negros — sobretudo nalguns dos edifícios mais próximos do recinto e das respetivas entradas — em sinal claro de protesto. O ambiente, contudo, é bastante tranquilo e pacato. Pela Amora fora vai-se ouvindo os testes de som que se realizam nos vários palcos da Festa do Avante! e há muitas pessoas a aproveitar o fim de semana em esplanadas.

A Festa do Avante! acontece até domingo, 6 de setembro, na Quinta da Atalaia. No cartaz estão nomes como os Xutos & Pontapés, Dino d’Santiago, Dead Combo, Mão Morta, Blasted Mechanism ou Capicua, entre outros. Este ano, o recinto está aberto das 10 horas à 1h30, no sábado; e das 10 às 23 horas, no domingo.

Carregue na galeria para ver as imagens captadas pela NiT na Amora.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT