O festival de Glastonbury, em Inglaterra, tem sido o palco para vários momentos mediáticos. Vimos Marina Abramović, de 77 anos, a silenciar o público do evento durante sete minutos — um convite à reflexão sobre “o estado do mundo” — e o ator Michael J. Fox a tocar “Fix You”, com os Coldplay, na sua cadeira de rodas. Agora, foi a vez de uma figura que já nos habitou aos seus engenhos.
Esta sexta-feira, 28 de junho, durante o concerto do grupo britânico Idles, um barco de borracha percorreu o público. O objeto surgiu como parte de uma ação de protesto do artista Banksy contra a discriminação sofrida por parte dos migrantes, que chegam até ao Reino Unido de barco.
O momento aconteceu durante a interpretação do tema “Danny Nedelko”, com uma letra antidiscriminação. No barco, que flutuava pelas cabeças dos milhares de pessoas presentes, estavam tripulantes falsos que representavam pessoas obrigadas a fugir do país onde nasceram.
Apesar do momento escolhido, os Idles não foram informados de que a ação ia acontecer, revelou uma fonte do grupo, citada pelo jornal “The Guardian”. Tal como é habitual, a surpresa e o mistério fazem parte da imagem de Banksy.
Banksy carried out a stunt at Glastonbury, launching a mock-up small boat complete with dummy migrants into the crowd. The festival is surrounded by an 8 km 20 ft high perimeter with guards and watchtowers, while the border is wide open. Full report: https://t.co/eTqLexdvg5 pic.twitter.com/2bYtWW0ZNm
— m o d e r n i t y (@ModernityNews) June 29, 2024