Música

Benfica celebra o 25 de abril com concertos grátis de David Fonseca e Sérgio Godinho

Capicua também é uma das artistas convidadas. A programação conta ainda com stand-up comedy, teatro de improviso e muito cinema.
Um espetáculo imperdível.

O 25 de abril é sempre sinónimo de festa em Benfica, mais especificamente no Palácio Baldaya. Claro que, em 2024, nos 50 anos da revolução, as celebrações vão ser ainda mais especiais.

As atividades começam a 24 e terminam a 28 de abril. Ao longo destes dias, não pode mesmo perder os concertos gratuitos que ali decorrerão pelas 17 horas. A 25, atua David Fonseca. No sábado, 27, é Capicua a artista convidada. Para terminar, a 28, vai poder assistir ao espetáculo especial de Sérgio Godinho.

Embora estes sejam os grandes destaques, há muito mais para ver e fazer. Para o primeiro dia do evento está marcado, para as 21 horas (e também no Palácio Baldaya), o concerto Vozes em Liberdade, onde uma banda vai recordar temas que “dificilmente se poderiam cantar” sem a liberdade que temos atualmente, segundo a organização.

A música vai continuar na sexta-feira, com o grupo coral Planícia Cantada (21 horas), seguido do Grupo Alma de Coimbra (21h45). A 27 de abril, vai poder ver a performance sempre cativante da Tuna Académica de Lisboa, pelas 21 horas.

A programação estende-se a outros locais da freguesia de Benfica, como o Cine-Teatro Turim, que vai receber, durante os cinco dias, peças de teatro, espetáculos de stand-up comedy e improviso inspirado nas memórias de quem está no público — e que estava presente no 25 de abril.

A encerrar as propostas está o ciclo de cinema Liberdade, onde apenas entram obras nacionais. Pelas 19 horas de 24 de abril vai ser apresentado “Raiva”, de Sergio Tréfaut. Para o dia seguinte, o filme escolhido foi “Salgueiro Maia, o Implicado”, pelas 15 horas.

Antes de entrar de fim de semana pode sempre ver o documentário “Outro País”, realizado por Sergio Tréfaut e lançado em 1999. A produção será exibida na sexta-feira, às 19 horas.

No fim de semana o Cine-Teatro Turim vai receber “Cartas de Guerra”, de Ivo Ferreira (sábado pelas 15 horas) e “Revolução (Sem) Sangue” — pelas 11 horas do dia seguinte —, a nova obra de Rui Pedro Sousa que foi lançada este ano

“Queremos que 2024 seja um ano de festa e de evocação, mas também de aprendizagem, de reflexão e de acção. Para todos, com todos. Em Benfica, em Portugal e pelo mundo, celebramos 50×2, porque celebramos duas vezes — 50 anos do 25 de Abril e 50 anos de Democracia. Em Benfica, celebramos 50xTodos, porque todos são chamados a participar”, diz a Junta de Freguesia de Benfica.

O cartaz do evento.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT