NiTletter
Cultura
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Música

Benjamim Clementine trouxe “momentos intensos e envolventes” ao primeiro dia de CoolJazz

O artista tem sido presença assídua em diferentes eventos de música em Portugal. Desta vez, foi cabeça de cartaz do festival que acontece em Cascais até 31 de julho.

O Ageas Cool Jazz arrancou esta sexta-feira, 4 de julho, com um dos concertos mais esperados da 21.ª edição. Benjamin Clementine foi cabeça de cartaz do primeiro dia do festival, que acontece em Cascais, até 31 de julho.

Cantor, compositor, músico autodidata e uma personalidade única no universo da música contemporânea, Clementine estreou-se no festival português numa noite que prometia ser inesquecível. E foi.

“Entre momentos intensos e envolventes, a interpretação de Benjamin Clementine cativou a plateia por completo, envolvendo-nos numa atmosfera única e inesquecível. Resta-nos agradecer”, escreveu a organização do festival nas redes sociais.

Com um percurso de vida atribulado, o artista atuou pela primeira vez em Portugal no verão de 2015, ano em que editou o primeiro álbum, “At Least For Now”, que inclui temas como “Condolence”, “London” e “Némesis”. Seguiram-se “I Tell a Fly”, em 2017 e “And I Have Been”, em 2022.

O artista britânico, de 35 anos, que aposta em sonoridades ligadas à música clássica, jazz e pop barroco, também já chegou a participar como ator nos filmes “Dune” e “Blitz”.

O CoolJazz, que há mais de duas décadas dá música ao verão de Cascais, divide os palcos pelo Hipódromo Manuel Possolo e pelo Parque Marechal Carmona, na vila costeira. Ao todo, vai receber 28 artistas. O formato habitual irá manter-se, com quatro concertos por noite, que se dividem por sete dias, espalhados ao longo do mês.

O evento arranca com as Cascais Jazz Sessions, sempre às 20 horas. O Palco Ageas irá receber dois espetáculos todas as noites: um primeiro concerto, seguido pela atuação do cabeça de cartaz de cada dia. A seguir terão lugar as Late Nights, no Anfiteatro do Parque Marechal Carmona.

Seal, Margarida Campelo e Beatriz Nunes sobem ao palco a 12 de julho. Já Ezra Collective e Jordan Rakei serão os protagonistas na noite de 15 de julho. A noite de 17 de julho inclui as atuações de Gilsons, Jota.Pê “com a essência da música brasileira”, e Isabel Rato Quinteto. Slow J, Silly e Bokor sobem ao palco a 23 de julho e os Tindersticks e Ganso tocam a 26 de julho. Para encerrar o festival, a 31 de julho, é a vez de Masego, Amaura e Razy atuarem no Hipódromo Manuel Possolo.

No Anfiteatro do Parque Marechal Carmona é onde poderá encontrar os novos nomes da música portuguesa. Aqui encontrará Plasticine (4 julho), B£RLIM (15 julho) e Quarteto de Areia (26 julho), os vencedores do concurso de talentos em parceria com a Smooth FM. A eles junta-se Beatriz Nunes, Isabel Rato, Bokor e Razy.

As Cascais Lazy Sundays vão realizar-se nos Jardins da Parada, com DJ sets de personalidades bem conhecidas do público português, como Ana Moreira (6 julho), Catarina Moreira & Amigos, (13 de julho), Leonor Caldeira & Manuel Cardoso (20 julho) e Diogo Beja (27 julho). As sessões acontecem sempre ao final da tarde, entre as 18 e as 21 horas, com entrada livre.

Os bilhetes estão disponíveis online. Os valores rondam os 20€ e 70€, consoante o dia e lugar pretendido.

Carregue na galeria para ver algumas imagens (com créditos da organização) do concerto de Benjamim Clementine.

ARTIGOS RECOMENDADOS

ENTRETANTO EM