Música

Do Bentley ao Banksy: leilão com artigos de Elton John juntou 19 milhões de euros

Foram vendidos vários outros objetos pessoais do Rocketman, todos por valores exorbitantes. Muitos fãs ganharam o jackpot.
Os objetos estavam numa das suas casas.

Com mais de 300 milhões de singles e álbuns vendidos, Elton John é um dos artistas mais populares da história. “Yellow Brick Road”, um dos seus discos mais famosos, vendeu 30 milhões de unidades. Não é de admirar, então, que o britânico tenha uma enorme legião de fãs que estão dispostos a pagar valores exorbitantes por alguns dos seus pertences.

Neste sábado, 2 de março, decorreu em Nova Iorque um leilão organizado pela Christie’s que vendeu cerca de 90 dos seus artigos pessoais, arrecadando um total de 19 milhões de euros. Muitos destes valores tinham sido deixados numa das suas casas em Atlanta.

Um dos grandes destaques foi “Flower Thrower Triptych”, uma obra de Banksy que no evento acabou por ser vendida por 1,84 milhões de euros. Outras peças muito cobiçadas foram um quadro de Keith Haring (700 mil euros) e um par prateado de botas com plataforma que tinha as iniciais do cantor num vibrante vermelho (87 mil euros).

Um grande fã de carros e de Elton John adquiriu, por 407 mil euros, o seu Bentley Continental de 1990, um grande companheiro de viagem do músico de 76 anos. A joalharia, claro, não foi esquecida. Um dos seus relógios, um Rolex Daytona adornado com 36 safiras amarelas e 56 diamantes, foi leiloado por 163 mil euros. A este juntou-se uma pulseira da Cartier, que teve um custo de 163 mil euros ao comprador.

Entre outros produtos pelo meio (como os icónicos e extravagantes óculos), o leilão terminou com algumas das fotografias que o Rocketman foi colecionando ao longo das décadas, incluindo trabalhos de nomes conhecidos como Richard Avedon. A imagem onde retratou a atriz Nastassja Kinski despida foi vendida por 186 mil euros.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT