Música

Billie Eilish mergulhou na Pirâmide do Louvre — e as redes sociais enlouqueceram

Muitos julgam ter sido um genial golpe de publicidade. Poucos sabem o que realmente aconteceu.
É o terceiro disco de Billie Eilish.

Tem 22 anos e lançou o seu terceiro e novo álbum “Hit Me Hard and Soft”, na passada sexta, 17 de maio. Billie Eilish é um dos mais recentes ícones da cultura pop musical contando já com nove Grammys, dois Globos de Ouro e dois Óscares. A fórmula do sucesso parece ser a “transparência e honestidade” com que partilha o seu sofrimento nas canções, como explicou em entrevista à “Rolling Stone”. 

No dia do lançamento do disco, a “transparência e honestidade” da artista voltaram a ser motivo de discussão nas redes sociais. Billie Eilish surgiu na icónica Pirâmide do Louvre, em Paris, onde mergulhou de costas até se afundar naquilo que seria o fundo do mar. A cena remete para a capa do álbum — e muitos aplaudiram o “genial golpe de publicidade” que rapidamente se tornou viral.

O entusiasmo durou pouco: acabou por se revelar um vídeo digitalmente alterado. Tratava-se de um “deepfake”, ou seja, produzido com recurso à inteligência artificial e praticamente indistinguível da realidade. Ao que tudo indica, não terá sido criado para promover o disco da cantora, mas o trabalho de uma criadora de conteúdos multimédia.

Num tweet partilhado pela página Pop Crave, lê-se uma nota adicional que adverte para o caso: “este é um vídeo digitalmente alterado, publicado pela videografa francesa @natoogram, no Instagram”. 

Apesar dos esclarecimentos, muitos fãs continuam a acreditar que se trata de uma jogada de marketing, elogiando bastante a ideia. Até ao momento, a cantora ainda não se pronunciou sobre o vídeo.

Billie Eilish nasceu em 2001 em Los Angeles e começou a cantar com apenas oito anos no coro infantil local. Aos 11 já compunha as próprias canções. Sempre foi muito influenciada pelo irmão mais velho, Finneas O’Connell, que já tinha uma banda e com quem ainda costuma colaborar, seja no estúdio ou ao vivo, como aconteceu nos espetáculos que deu em Portugal. Conheça mais sobre a história da artista e do novo disco neste artigo da NiT.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT