Música

Boas notícias para os fãs de Metallica: banda anuncia álbum, digressão e nova canção

O videoclipe de "Lux Æterna" já está disponível. Os norte-americanos revelaram que a série de grandes concertos termina em Espanha.
O Natal chegou mais cedo.

O Natal chegou mais cedo para os fãs dos Metallica, mais precisamente, esta segunda-feira 28 de novembro. A banda norte-americana anunciou um novo álbum, uma nova canção e digressão mundial. O verdadeiro três em um, chegou sem pré-aviso através das redes sociais.

Intitulado “72 Seasons”, o trabalho tem como single de apresentação “Lux Æterna”  o videoclipe já está disponível. É o 11.º  álbum do grupo e foi produzido por Greg Fidelman, juntamente com James Hetfield e Lars Ulrich. Disponível em várias versões, tem edição prevista para 14 de abril de 2023.

De acordo com o vocalista e guitarrista James Hetfield, o título remete para os primeiros 18 anos de vida multiplicados pelas quatro estações: “Grande parte de nossa experiência adulta é a reencenação ou a reação a essas primeiras experiências. (Enquanto) prisioneiros da infância ou a libertar-nos das amarras que carregamos”.

Os Metallica anunciaram também uma nova digressão mundial com arranque marcado para 27 de abril do próximo ano, em Amesterdão. “A partir de abril de 2023, visitaremos 22 cidades diferentes e tocaremos duas noites em cada uma”, lê-se no site da banda. Será “uma experiência completamente única”, afirmam. Haverá “dois setlists totalmente diferentes com duas bandas diferentes a abrir o concerto em cada noite”.

A tour M72 é apresentada como um espetáculo de “No Repeat Weekend”, com “46 concertos únicos em 22 cidades de todo o mundo”. A banda atuará duas vezes por noite em cada cidade (exceto na Cidade do México, onde dará quatro concertos). O grupo despede-se da Europa, em 2024, em Espanha, com uma atuação no dia 14 de julho, em Madrid.

Formados no início dos anos 80, os Metallica tornaram-se uma banda de culto, transversal a gerações e a características sociais. Apesar de tocarem com regularidade em Portugal, os muitos fãs nacionais raramente perdem um espetáculo, o que faz com que o grupo esgote todas as salas por onde passa.

Naturalmente, os Metallica também jogam no campeonato da nostalgia. Ou seja, o público acorre aos espectáculos para ouvir as canções que os tornaram imortais nos anos 80 e 90. O facto de se manterem em tão boa forma — e de a apoteose máxima de ouvir os temas ao vivo, no meio de uma multidão a vibrar — faz com que a banda soe sempre atual e refrescante. No seu campo musical, continuam a ser as referências máximas — nunca foram destronados.

Não foi anunciado qualquer concerto em território nacional no âmbito da próxima digressão. Os Metallica apresentaram-se no passado verão, no festival NOS Alive. França, Alemanha, Dinamarca, Suécia e Polónia são outras das paragens europeias nos dois próximos anos. Architects, Mammoth WVH, Five Finger Death Punch e Volbeat são as bandas que andarão em digressão com os Metallica pela Europa. Os reunidos Pantera serão os responsáveis por abrirem os espectáculos nos Estados Unidos. Pode consultar todos os detalhes da tournée no site.

Aproveite para ler o artigo e saber mais sobre o último concerto que a banda deu em Portugal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT