Música

Boas notícias: vem aí o primeiro Festival Jazz Lisboa

Vai ocupar o Teatro Municipal São Luiz no final do mês. É uma colaboração com o Hot Clube de Portugal.
Vai acontecer no final de março.

A primeira edição do Festival Jazz Lisboa está marcada para entre 27 e 31 de março. Vários músicos portugueses e internacionais vão atuar no Teatro Municipal São Luiz, na zona do Chiado, em Lisboa.

A abertura estará a cargo da Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal, que terá como convidado o baterista americano John Hollenbeck. Outros dos destaques na programação serão os concertos do pianista Filipe Raposo, que vai apresentar o álbum “Ocre”; e do contrabaixista Bernardo Moreira, que vai tocar o trabalho “Entre Paredes”, com versões de temas de Carlos Paredes.

O coletivo portuense Coreto, o baterista americano Jeff Williams, a banda Communion de João Lencastre, o baixista americano Greg Cohen e a orquestra juvenil portuguesa Big Band Júnior são outros dos que tocam nesta primeira edição da iniciativa.

O festival surge um ano depois de a Festa do Jazz ter sido afastada do Teatro São Luiz. Era naquele espaço que acontecia todos os anos desde 2003. O evento acabou por se mudar para o Conservatório Nacional e para outros espaços lisboetas.

A organização Sons da Lusofonia, que organiza a Festa do Jazz e que é gerida por, entre outros, o músico Carlos Martins, acusou o teatro de “deslealdade institucional” por ter cancelado a Festa do Jazz apenas quatro meses antes do evento. Nessa altura, a diretora artística do teatro, Aida Tavares, disse à Agência Lusa que o objetivo era fazer uma reflexão sobre a programação dedicada ao jazz.

Os bilhetes para cada espetáculo do Festival Jazz Lisboa irão variar entre os 9€ e os 17€.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT