Música

Brian May: lenda dos Queen ajudou a NASA na sua recente (e complexa) missão

Ícone do rock durante o dia, astrofísico nos tempos livres. O artista de 76 anos continua a impressionar, mesmo fora do palco.
É impossível não adorar May.

Brian May não é apenas um virtuoso guitarrista, fundador de uma das maiores bandas da história do rock ou co-autor de alguns dos temas mais famosos de sempre. Nos tempos livres, o astrofísico ainda dá uma ajudinha à NASA nas mais complicadas missões da agência — uma espécie de figura do rock disfarçada de super-herói das ciências.

Nos últimos dias, a agência espacial norte-americana levou a cabo a recolha de partes de um asteroide, que regressaram à Terra para serem analisadas. E pelos vistos, May também esteve envolvido.

“Olá pessoal da NASA, fãs do espaço, apaixonados por asteroides. Sou o Brian May dos Queen, como provavelmente sabem, mas também estou tremendamente orgulhoso por ser um membro da equipa OSIRIS-REx”, revelou o músico de 76 anos, num vídeo transmitido na NASA TV no domingo, 24 de maio.

A nave espacial OSIRIS-REx passou pela Terra no domingo, sete anos depois de ter sido lançada ao espaço para recolher amostras do asteroide Bennu. A sonda recolheu a amostra do objeto espacial com mais de 4,5 mil milhões de anos em 2020, antes de iniciar a sua viagem de regresso à Terra, mais especificamente ao deserto do Utah, em 2021.

May desempenhou um papel crucial na missão, nomeadamente ao criar imagens a partir dos dados da nave espacial, que permitiram ao líder da missão e à equipa localizar um local seguro para aterrar e recolher a amostra. No vídeo partilhado, May pediu desculpa por não poder estar com a equipa no momento de celebração.

“Estou a ensaiar para uma digressão dos Queen, mas o meu coração está convosco enquanto esta preciosa amostra é recuperada”, explicou. “Que seja um dia feliz este do regresso. Parabéns a todos os que trabalharam tanto nesta missão, especialmente o meu querido amigo Dante.”

Depois de deixar a cápsula da amostra no Utah, a OSIRIS-REx irá continuar as suas viagens para estudar asteróides, desta vez um chamado Apophis.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT