Música

Caetano Veloso anuncia últimas 9 datas da sua derradeira digressão internacional

Os espetáculos do músico brasileiro de 81 anos arrancam em março. O alinhamento irá inclui temas do álbum “Meu Coco”, de 2021.
É um ícone da música.

Em junho de 2023, Caetano Veloso revelou que a digressão internacional “Meu Coco” — de apresentação do álbum homónimo lançado a 21 de outubro de 2021 — seria a última da sua carreira. “Quero voltar a viver na Bahia e cantar lá toda a semana — e quem me quiser ver e ouvir que venha à minha terra”, contou o artista, de 81 anos, ao jornal uruguaio “El Observador”.

O músico brasileiro anunciou esta sexta-feira, 16 de fevereiro, as datas dos concertos da sua tour de despedida dos palcos internacionais. Os espetáculos arrancam no dia 24 de março, no Texas (EUA) e vai passar por nove cidades norte-americanas até ao último concerto, agendado para Boston.

“A última turnê internacional: nossa turnê de despedida. Passará por Seattle, Oakland, Los Angeles, Nova York, Newark, North Bethesda, Princeton e Boston”, escreveu o vencedor de vários prémios Grammy, na rede social X (antigo Twitter).

Vale a pena recordar que a digressão “Meu Coco” levou o conceituado músico brasileiro a várias cidades europeias no ano passado. Entre dezenas de paragens, deu três concertos em Portugal, em setembro de 2023. Dois aconteceram no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e um no Coliseu do Porto.

Assim que os bilhetes para a primeira data esgotaram, foram logo anunciadas mais duas apresentações. Os espectáculos serviram para o músico dar a conhecer o disco que dá nome à digressão — onde cruza os batuques da Bahia, que evocam a ancestralidade africana, com orquestrações refinadas e delicadas.

O alinhamento dos concertos também incluiu temas de diversas eras, como “Sozinho” e “Leãozinho”, construindo um diálogo coeso, numa performance pensada ao detalhe. A estética e figurinos da apresentação espetáculo foram imaginados por Hélio Eichbauer, cenógrafo de Veloso desde o final dos anos 80, que morreu em 2018, mas deixou um esboço do que poderiam ser estas atuações.

Os bilhetes para os derradeiros concertos de Caetano Veloso nos EUA estão disponíveis no site da LiveNation e os preços começam a partir dos 66 dólares (cerca de 61€). 

Carregue na galeria para conhecer os concertos mais aguardados de 2024 em Portugal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT