Música

Cantora Feist abandona digressão dos Arcade Fire devido a acusações contra o vocalista

O anúncio foi feito nas redes sociais da artista. Em causa estão quatro denúncias de conduta sexual imprópria de Win Butler.
O anúncio foi pulicado nas redes socias da cantora.

“Não posso resolver nada se abandonar a digressão, e não posso resolver nada se ficar. Mas não posso continuar”. As palavras, partilhadas no Twitter, são da cantora canadiana Feist, que deveria fazer a primeira parte da digressão europeia dos Arcade Fire. Na madrugada desta quinta-feira, justificou a saída de cena pouco depois do arranque da tour, em Dublin.

Numa longa mensagem confessa que a sua decisão está relacionada com as quatro acusações de conduta sexual imprópria feitas contra Win Butler. Este episódio “acendeu um debate que é maior do que qualquer digressão de rock and roll”, declara a também compositora. “Ficar na digressão significaria que estou a defender o Win Butler ou a ignorar o mal que ele fez”, escreveu.

Segundo um artigo do site de música Pitchfork, os acontecimentos de que o vocalista dos Arcade Fire é acusado terão ocorrido entre 2015 e 2020, “num período de depressão e alcoolismo”. Ainda que tenha confirmado ter tido relações sexuais com as pessoas em questão, o músico nega tê-lo feito sem consentimento e lamenta “ter magoado quem quer que seja” com o seu comportamento.

Quanto à decisão de Feist, a banda de indie rock diz “ter muita pena” que a cantora e compositora cancele os seus concertos, mas entende e respeita a sua decisão. A artista, que partilhou já ter passado por experiências marcadas pela “masculinidade tóxica” e pela “misoginia” declara distanciar-se da digressão, mas não da conversa.

No seguimento das acusações contra Win Butler, estações de rádio no Canadá e nos EUA começaram a tirar canções da banda das suas playlists e vários fãs estão a boicotar os concertos agendados.

Em Portugal, os Arcade Fire têm datas marcadas para o Campo Pequeno, em Lisboa, a 22 e 23 de setembro, que já se encontram esgotados. A primeira parte estaria a cargo de Feist.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT