Música

Capitão Fausto anunciam novo álbum — o último com os 5 elementos da banda

O primeiro single, “Nunca nada muda”, foi lançado esta sexta-feira, 15 de dezembro. Francisco Ferreira vai deixar o grupo.
A banda vai passar a contar só com quatro elementos.

A composição dos Capitão Fausto vai mudar. Francisco Ferreira está de saída da banda formada por Tomás Wallenstein, Domingos Coimbra, Manuel Palha, Salvador Seabra. A alteração ao coletivo chegou esta sexta-feira, 15 de dezembro, acompanhada pelo anúncio de um novo disco. O trabalho vai ser lançado a 15 de março e será o derradeiro a contar com o teclista.

“‘Subida Infinita’ é o nome do nosso quinto álbum, e a última vez que tocamos os cinco juntos. Não é um fim, mas uma despedida: o Francisco vai seguir um novo caminho. Palavras não chegam para o seu talento, amizade e para a marca que deixa, não apenas em nós, mas certamente naqueles que o ouviram. Crescemos os cinco, sempre juntos, e embarcámos numa aventura absolutamente singular. Continuamos perto, como irmãos, mas os Capitão Fausto são agora uma banda de quatro elementos”, anunciou o grupo no Instagram.

O álbum, “fruto de anos muito intensos”, sucede a “A Invenção do Dia Claro”. O tema “Nunca Nada Muda” é o primeiro original lançado pela banda em quatro anos. A canção nasceu de “uma das primeiras ideias a surgir, embora tenha sofrido um longo processo de metamorfoses até chegar à sua conclusão”, explicaram.

“A música fala sobre a repetição dos nossos gestos, dos vícios de um grupo antigo e dos custos dos amores que cuidamos, que, tal como um jardim, plantamos, regamos, mas por vezes também podamos”, acrescentam.

“Nunca Nada Muda” tem letra de Tomás Wallenstein e foi produzida por Capitão Fausto e Diogo Rodrigues. As misturas ficaram a cargo de Mads Oustrup e masterização de Matt Colton, que já o fez em músicas de The Rolling Stones e Arctic Monkeys.

Com o single, apresentaram ainda as datas da digressão que os levará a percorrer todo o País, entre fevereiro e novembro de 2024. Já conta com 19 datas anunciadas e o Teatro Aveirense vai ser a primeira sala a recebê-los, a 29 de fevereiro. Sobem ao palco da Culturgest, em Lisboa, a 3 e 4 de abril, e tocam na Casa da Música, no Porto, a 16 de abril. A 23 de novembro de 2024 atuam no Centro de Artes e Espetáculos, na Figueira da Foz.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT