Música

Capitão Fausto lançam “Nuvem Negra”, terceiro e último single do novo álbum

Será o derradeiro disco da banda com os cinco membros originais, após ter sido anunciada a saída de Francisco Ferreira.
Foto: Matilde Travassos

Os Capitão Fausto lançaram esta quinta-feira, 15 de fevereiro, o terceiro e último single do muito aguardado álbum “Subida Infinita”. A canção “Nuvem Negra” surge após “Nunca Nada Muda” e “Andar à Solta”. A banda descreve-a como uma “canção emotiva e comovente, que fala sobre despedidas e respeito pelas partidas, com a promessa de se ficar perto”.

Esta é “a canção que nos sobrevoou durante os anos que passaram, pairou sobre este disco até se dissipar na chuva que foram todas as outras canções. Somos nós a falar sobre nós, como quase sempre nas nossas músicas”, descrevem os artistas. O vídeo é produzido por Martim Braz Teixeira e “foi gravado na casa que encontrámos em Alvalade, tal como toda a Subida Infinita”, concluem. 

As interpretações sobre o significado do novo tema são sempre subjetivas, mas poderá aludir para a saída de Francisco Ferreira, o teclista da banda composta por Tomás Wallenstein, Domingos Coimbra, Manuel Palha e Salvador Seabra. O anúncio da redução do grupo chegou a 15 de dezembro, em simultâneo com a notícia da inauguração do novo disco — o quinto e último com os cinco membros.

“Não é um fim, mas uma despedida: o Francisco vai seguir um novo caminho. Palavras não chegam para o seu talento, amizade e para a marca que deixa, não apenas em nós, mas certamente naqueles que o ouviram. Crescemos os cinco, sempre juntos, e embarcámos numa aventura absolutamente singular. Continuamos perto, como irmãos, mas os Capitão Fausto são agora uma banda de quatro elementos”, revelaram no Instagram.

O álbum chega às lojas a 15 de março, a par com uma digressão pelo País, entre fevereiro e novembro de 2024, que conta já com três datas esgotadas na Culturgest, em Lisboa. O Teatro Aveirense vai ser a primeira sala a recebê-los, a 29 deste mês, já esgotados, Tocam na Casa da Música (25€), no Porto, a 16 de abril e a 23 de novembro no Centro de Artes e Espetáculos, na Figueira da Foz (ainda não disponíveis).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT