Na edição deste ano do Rock In Rio, em Lisboa, Carolina Deslandes realizou um sonho que a acompanhava desde os 12 anos — tocou no Palco Mundo a 22 de junho. A cantora de êxitos como “Vai Lá” e “Saia da Carolina” tem marcado presença no festival, tanto em Portugal quanto no Brasil, desde 2018. Porém, só este ano atuou no palco principal.
É uma das artistas de maior sucesso da atual geração de cantores e compositores portugueses. Soma milhões de visualizações no YouTube, sendo a “A Vida Toda”, com mais de 12 milhões, apenas um exemplo. Este sábado (6 de julho) dá um concerto gratuito na Festa em Honra do Imaculado Coração de Maria, em Altura, Castro Marim.
Nininho Vaz Maia é um dos nomes incontornáveis do panorama musical português nos últimos anos e, desde há uns meses, é igualmente presença assídua nas nossas casas como um dos mentores da nova temporada do “The Voice Kids”. O seu álbum mais recente chama-se “Aparente”. O disco inclui sete faixas: “Te Quiero”, “Metamorfose”, “Suena que suena”, “A mi manera”, “Foste Embora”, “Volta (feat. Tony Carreira)” e “Bebé”. Também deverá apresentar alguns dos seus maiores hits, como “E Agora”. Vai poder conhecê-las a 6 de julho no AgitÁgueda.
Estes são apenas dois exemplos dos vários concertos gratuitos, que acontecem de norte a sul do País, este fim de semana.
Confira outras sugestões abaixo.
David Carreira
É um dos artistas portugueses mais influentes da sua geração. Filho do cantor Tony Carreira, conseguiu estabelecer o seu próprio nome no cenário musical nacional e internacional. Iniciou a sua carreira, em 2011, com o álbum “N.1”, que ganhou popularidade e liderou os tops de vendas nacionais.
O seu mais recente trabalho, chamado “9”, inclui colaborações com artistas como SYRO, Soraia Ramos, Djodje, Chelsea Dinorath, Gustavo Mioto, Carol Biazin, Bluay e Juliette. O disco também nos trouxe “Coração”, uma faixa muito comovente em homenagem a Sara Carreira. David vai atuar a 5 de julho na Festa do Colete Encarnado, em Vila Franca de Xira.
Plutonio
É um dos maiores nomes do rap português da atualidade. Já passou por grandes palcos nacionais, como o NOS Alive, Coliseu dos Recreios e Hard Club. João Ricardo Azevedo Colaço — o seu nome verdadeiro — nasceu no Bairro da Cruz Vermelha, em Cascais. Com ascendência moçambicana, é um dos artistas mais versáteis da lusofonia.
Depois de “Histórias da Minha Life” (2013) e “Preto e Vermelho” (2016), o seu terceiro trabalho, “Sacrifício”, de 2019, tornou-se o primeiro álbum exclusivamente digital português a atingir um galardão de platina, e posteriormente, atingiu a Dupla Platina. “Cafeína”, “Meu Deus”, “1 de Abril”, “Somos Iguais” e “Lisabona” são alguns dos temas-chave do artista. O rapper atua a 5 de julho, no Festival da Juventude SMF Youth Days, no Parque da cidade de Lourosa, Santa Maria da Feira.
Nininho Vaz Maia
O artista lançou no final do ano passado o primeiro volume de “Aparente”, o seu novo álbum. Agora, vai apresentá-lo num concerto totalmente gratuito que decorrerá a 6 de julho no AgitÁgueda.
Neste disco, o artista continua a deixar bem claro que a sua música não está presa a regras. Nas canções é possível encontrá-lo a cantar em português e espanhol, a juntar línguas sem preconceitos, a explorar conceitos que já o destacaram como um performer único, carregado de personalidade e originalidade.
O CD inclui sete faixas: “Te Quiero”, “Metamorfose”, “Suena que suena”, “A mi manera”, “Foste Embora”, “Volta (feat. Tony Carreira)” e “Bebé”. Também deverá apresentar alguns dos seus maiores hits, como “E Agora”.
Pedro Abrunhosa
O artista celebra em 2024 os 30 anos desde o lançamento do álbum “Viagens”, que trouxe hits como “Mais Perto do Céu”, “Estrada” ou “Tudo O Que Eu Te Dou”. Vai assinalar o marco com espetáculos especiais em Lisboa e no Porto no final do ano.
Antes disso, contudo, vai poder assistir a um espetáculo gratuito do cantor a 6 de julho na Feira de São Pedro de Torres Vedras. Além de apresentar algumas das faixas conhecidas de “Viagens”, vai interpretar outros sucessos da discografia como “Amor de Ferro” e “Que o Amor te Salve Nesta Noite Escura”.
Anjos
“Estou Aqui”, “Perdoa”, “Ficarei” ou “Nesta Noite Branca” são apenas algumas das canções dos Anjos que entraram na memória musical coletiva. Milhares de portugueses sabem as letras (ou parte delas) de cor, não fosse a dupla dos irmãos Rosado ter marcado várias gerações.
Em 2024 celebram 25 anos de carreira e este marco não vai apenas ser assinalado com o concerto especial a 28 de dezembro na MEO Arena. Ainda antes, vão atuar em vários pontos do País. A 6 de julho, por exemplo, vão subir ao palco da Festa do Colete Encarnado, em Vila Franca de Xira.
Carolina Deslandes
Não precisa de grandes apresentações, dado o seu tamanho sucesso. É uma das maiores artistas da geração atual de cantores e compositores portugueses, que em janeiro de 2022 esgotou os Coliseus de Lisboa e Porto, tendo recebido nesse mesmo ano o Globo de Ouro de Melhor Atuação pelo concerto no Coliseu dos Recreios.
“Como é Linda” é o seu novo single, lançado a 23 de maio, que a própria descreve como o seu primeiro tema verdadeiramente feliz, depois do lançamento do disco duplo “Caos e Calma”. A artista vai atuar em Altura, Castro Marim, no próximo sábado, 6 de julho, às 22 horas.
D.A.M.A
Os D.A.M.A são um dos grupos mais famosos da atualidade em Portugal. Ao longo dos mais de 10 anos de carreira, já esgotaram algumas das maiores salas do País, nomeadamente a MEO Arena.
Nos últimos tempos também têm lançado vários sucessos, nomeadamente “Casa”, com Buba Espinho e “Loucamente (feat. Los Romeros)”. Ambos os temas alcançaram milhões de streams.
A 7 de julho, domingo, a banda composta por Miguel Cristovinho, Miguel Coimbra e Francisco Pereira, mais conhecido por Kasha, vão dar um espetáculo gratuito na Feira Mostra de Mação, em Santarém.